sábado, 20 de outubro de 2012

Festa do Boi registra o maior público dos últimos 4 anos


Com todos os estábulos ocupados, 450 expositores participantes e quase cinco mil animais na mostra, a 50ª edição da Festa do Boi, que termina neste domingo no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, por causa da seca que atinge o Estado, não atingirá os R$ 100 milhões em negócios previstos no começo do evento.
O assessor de imprensa da Anorc, Marcelo Abdon, postou hoje em seu blog a informação que os negócios nos leilões devem ficar 30% menores em relação ao ano passado. Em compensação, diz ele, a Festa chega ao seu final batendo recorde de público dos últimos quatro anos.
Apesar de faturar menos na comercialização de animais, Abdon lembra que os comerciantes que estão com estandes no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes “estão todos muito satisfeitos com o movimento alcançado em volume de negócios”.
Neste ano, o evento foi marcado por um fato especial: a revogação da portaria que impedia o trânsito tanto de entrada quanto de saída de animais do Estado. Isso não só permitiu que a exposição mantivesse a mesma imponência ano passado, como manteve em alta a tradição da Festa do Boi, que este ano foi dedicado ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’.
Apesar da seca que castiga o Nordeste, a Festa tem uma importância específica para os selecionadores, que há muitos anos realizam um trabalho reconhecido nacionalmente de aperfeiçoamento genético das raças. Para Abdon, a queda na comercialização de animais, em comparação ao ano passado, já era esperada.
Independentemente da queda dos valores arrecadados nos leilões, a Festa do Boi cumpriu bem sua missão educativa e formadora ao promover e difundir conhecimento aos participantes. E um dos exemplos disso foi o Espaço Sebrae, que chegou a receber cerca de  600 pessoas em palestras, seminários e clínicas tecnológicas, além de outras 400 que buscaram o atendimento dos técnicos na orientação de novos negócios. Os temas dos encontros ali abordaram alimentação, reprodução, sanidade, genética, gestão e tendências na cadeia produtivas de bovinos, ovinos, caprinos e búfalos.
Como já é tradição, a exposição recebeu também delegações de produtores rurais de diversos municípios do Estado, que chegam para observar as últimas novidades para o campo. A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), onde estão demonstradas as ações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e da Emater, cedeu um espaço dentro da sua área de exposição na Festa, conhecida como Fazendinha, para uma demonstração de uma nova variedade de tomate desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, com sede em Brasília, tendo como melhorista o pesquisador Luis Boiteux. Conhecido por Tomatec – Sistema de Produção de Tomate Ecologicamente Cultivado, com o apoio também da Embrapa Solos, foram lançadas duas sementes híbridas, a BRs Portinari e a BRs Nagai.
Ainda durante a Festa do Boi deste ano, produtores, criadores, pesquisadores e alunos participaram do VI Seminário Vitrine da Raça Guzerá e Lançamento do Programa Pró-Genética no RN, durante toda a terça-feira, 16. No evento, foram abordados vários temas voltados ao aproveitamento da raça Guzerá, como as potencialidades e interpretação dos resultados obtidos com o animal, como a produção de leite e aproveitamento da carne.

Nenhum comentário: