segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Especialistas em sanidade vegetal se reúnem em Fortaleza

Encontro Nacional de Fitossanitaristas discutirá temas como a revisão de instruções normativas que tratam da análise de risco de pragas
Para discutir estratégias e promover ações que ofereçam maior agilidade às atividades essenciais à defesa sanitária vegetal, profissionais da área participam do 16º Encontro Nacional de Fitossanitaristas (Enfit), em Fortaleza (CE), que começa nesta segunda-feira, 15 de outubro e vai até a próxima sexta-feira (19). O evento é promovido anualmente pelo Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A sanidade vegetal consiste na prevenção de pragas que afetam a produção agrícola, como a mosca-da-carambola e o cancro cítrico – algumas das que são acompanhadas oficialmente pelo Mapa para controle e erradicação no País.
O Enfit, que deve contar com cerca de 200 participantes, tem como objetivo integrar os fiscais federais agropecuários e os representantes dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal com o Ministério da Agricultura. O encontro também permitirá a troca de experiências e a discussão de temas no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
A programação prevê discussões específicas em grupos de trabalho. Nos três primeiros dias os assuntos serão tratados nesses grupos e, no último dia, em sessão plenária, onde serão apresentadas as conclusões e propostas a serem adotadas. Entre os temas, estão o Plano Operativo Anual 2013; certificação fitossanitária e as revisões das instruções normativas nº 23/2004 n° 6/2005, que tratam da análise de risco de pragas.
Saiba maisO trabalho de estruturação contínua de barreiras fitossanitárias para produtos vegetais, em portos e aeroportos, é realizado por técnicos do Ministério da Agricultura. É um serviço fundamental para prevenir o ingresso de pragas quarentenárias pelas fronteiras.
Entre os tipos de pragas quarentenárias, existem as que não são presentes no país, mas com potencial para causar perdas econômicas; e as introduzidas ou já presentes, mas sem ampla distribuição e com programa oficial de controle.

Nenhum comentário: