terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Impactos das mudanças climáticas sobre doenças de importantes culturas no Brasil são discutidos em livro da Embrapa

Raquel Ghini, Emília Hamada e Wagner Bettiol, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) editaram o livro Impactos das mudanças climáticas sobre doenças de importantes culturas no Brasil, disponibilizado para acesso gratuito, dedicado à análise dos possíveis efeitos das mudanças globais sobre doenças de plantas para a adoção de medidas de adaptação, com a finalidade de evitar prejuízos à agricultura brasileira.

Conforme Celso Manzatto, chefe geral da Unidade, as evidências de que ocorrerão mudanças climáticas globais, em função do aumento da concentração de gases de efeito estufa decorrentes de atividades antrópicas, têm se apresentado cada vez mais consistentes. Tais mudanças estão relacionadas às atividades antrópicas, especialmente em relação ao uso crescente de combustíveis fósseis, desmatamentos e mudanças de uso da terra pós Revolução Industrial, com impacto crescente na concentração de CO2 e outros gases na atmosfera em relação às décadas anteriores.


“A elaboração deste trabalho é resultado do esforço integrado de especialistas de várias instituições de pesquisa e fomento, sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente. Esta obra visa à divulgação dos conhecimentos adquiridos sobre o tema ao público em geral, para a conscientização a respeito do problema e para subsidiar a adoção de medidas de adaptação aos impactos das mudanças climáticas sobre doenças de plantas. Pretende-se ainda com este documento chamar a atenção da importância da sustentabilidade da agricultura que constitui-se a base deste formidável complexo agroindustrial gerador de divisas, com o qual pode contar o Brasil de hoje”, diz Manzatto.

Cientes destes novos desafios, os vinte capítulos desta obra foram redigidos por quarenta e oito especialistas, de diversas instituições de pesquisa, universidades e empresas da iniciativa privada do País. Pode-se concluir que medidas urgentes dos tomadores de decisão são requeridas para manutenção ou aumento do atual status da agropecuária brasileira. Neste sentido, esta obra serve como um alerta sobre os desafios futuros à segurança alimentar nos Trópicos, mas também como um alento por deixar claro a competência e a dedicação de nossos pesquisadores e cientistas que poderão resultar em soluções para os novos desafios que as mudanças climáticas impõem.

São 356 páginas.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente

Nenhum comentário: