terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A pastagem que ajuda a melhorar a produção de ovinos

- 03/08/2010

Os passos mais importantes do trabalho do IZ são voltados para atender as necessidades do pequeno e médio produtor brasileiro com novas alternativas de manejo a pasto com diversas gramíneas e forrageiras. Uma dessas técnicas usa o Capim Aruana (Panicum maximum cv. IZ-5) como fonte de alimento para os animais. O valor nutritivo e aceitabilidade favorecem o maior consumo voluntário da forragem e diminui a necessidade de suplementação de ovelhas no final da gestação e em amamentação. Com isso o produtor tem menor número de mortalidade, aumento da taxa de natalidade e maior desempenho reprodutivo. O número de cordeiros por área também aumenta, gerando maior renda.
De acordo com o pesquisador do IZ, Eduardo Antonio Cunha, o Aruana tem boa produção de sementes, garante o restabelecimento rápido da pastagem em caso de necessidade de recuperação – após eventuais “acidentes” como queima, geadas, pragas ou degradação por falha de manejo. Além de boa tolerância ao pastejo baixo promovido pelo ovino, isso possibilita a adoção da técnica de manejo como parte da estratégia no controle de helmintos parasitas, favorecendo a exposição de larvas às intempéries climáticas – radiação solar e vento.
“O capim Aruana mostra-se como uma excelente alternativa, senão a ideal, para pastejo com ovinos, desde que em condições adequadas de manejo, solo e clima, podendo a sua utilização, contribuir significativamente para que a ovinocultura firme-se cada vez mais como alternativa de viabilização sócioeconômica para a pequena e média propriedade rural”, afirma o pesquisador Cunha.

Nenhum comentário: