domingo, 12 de dezembro de 2010




Cassel destaca parceria do MDA com movimentos sociais
10/12/2010 18:03
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou nesta sexta-feira (10), em Brasília (DF), a participação dos movimentos sociais na construção de políticas públicas para a agricultura familiar nos últimos oito anos. “A experiência de trabalho ao longo destes anos revela que a as políticas construídas e executadas em conjunto com os movimentos sociais são mais eficazes e tem melhores resultados para os agricultores familiares”, afirmou o ministro, que participou do Seminário Brasil Rural que Queremos: 10 anos do Condraf (Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável), que fez parte da programação da Semana da Agricultura Familiar, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O ministro citou como exemplos de ações implementadas pelo MDA que tiveram a contribuição dos movimentos sociais o Pronaf, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a ampliação do crédito e melhores condições de pagamento, o seguro agrícola e o programa Mais Alimentos. “Todos estes programas receberam contribuições e ajustes do público beneficiário. Considerar a participação dos movimentos sociais na elaboração das políticas públicas tem sido uma preocupação na atuação do Ministério.”
Cassel lembrou que esta atuação produziu resultados como o crescimento da renda média do agricultor familiar em 33%, três vezes mais do que a renda média das famílias urbanas (11%) e a incorporação de 1,1 milhão de novas famílias de agricultores com acesso ao crédito. “A agricultura familiar ganhou impulso com políticas que antes não existiam, como o crédito, o seguro agrícola e programas de incentivo à atividade produtiva. O resultado deste trabalho, associado a outras ações estruturantes do governo federal para o setor, foi que 4,8 milhões de famílias do meio rural saíram da condição de pobreza em que se encontravam”, comemorou o ministro.
--

Nenhum comentário: