quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Histórico do Algodão

O ALGODÃO

O algodão provém de uma planta denominada algodoeiro. Conforme a variedade, pode ser uma árvore ou um arbusto, com folhas alternadas e que dão flores amarelas ou vermelhas. A qualidade do algodão varia de acordo com o tipo de algodoeiro, pois umas variedades fornecem fibras mais compridas que outras.
No Brasil, o algodão é colhido entre maio e junho, quando os frutos amadurecem e as cápsulas que envolvem as sementes se abrem, podendo então ser colhida a matéria fibrosa constituída de pelos, que revestem as sementes e que se denomina capulho.


Flor do algodão

Fruto do algodão

Algodão colhido



Colheita de algodão

Estas fibras brutas passam por uma série de operações preparatórias, antes de serem transformada em fios.Resumidamente, são as seguintes:
1. - Limpeza manual, com a retirada de matérias estranhas.
2. - Descaroçamento, que é a retirada das sementes, com auxílio de um aparelho movido por manivelas, denominado descaroçador.
                                 descaroçador
Descaroçador de algodão
3. - Batimento,feito com um galho de árvore, retesado em forma de arco, denominado batedor, onde se processa a retirada de impurezas menores, e é feito o primeiro desbaraçamento das fibras.
batedor
Batedor de algodão
4. - Cardamento, que é o processo final de desembaraçamento das fibras, que pode ser feito com um par de "cardas" , ( mesmo equipamento utilizado com a lã ), ou também com um arco tensionado semelhante ao batedor.

cardas
Par de cardas
 

Algodão pronto para ser fiado
5. - Fiação, que é a operação final para a obtenção do fio. Pode ser feita por uma peça simples em forma de pião, denominado fuso, ou através de um equipamento movido a pedal, denominado roca. O processo é idêntico para a lã.
Fiando algodão
                             fiandeira


 
Fios de algodão
As grandes indústrias possuem maquinários que realizam estas mesmas etapas, com velocidades maiores, incluindo ainda o tingimento das fibras. Várias são as opções de fios e linhas que podemos utilizar na tecelagem manual.
O quadro abaixo apresenta produtos fabricados por Linhas Círculo, com uma sugestão para sua utilização na urdidura ou na trama.
LINHAS DE ALGODÃO CÍRCULO    
Utilidades Uso Produto
Vestúario  masculino, feminino e infantil Urdidura Trama Rubi 5, Anne, Clara Anne, Susi, Cléa, Natural, Clara
Bolsas Urdidura Trama Anne, Natural e Apolo Anne e Natural
                                          Mantas, colchas e almofadas   Urdidura Trama Anne , Natural Natural
Caminhos de mesa, jogos americanos, cortinas, porta copos Urdidura Trama Anne, Cléa, Natural Anne, Natural
Tapeçarias Urdidura Trama Apolo, Anne Todos os produtos Círculo, misturados ou não
Tapetes Urdidura Trama Apolo Natural


Nenhum comentário: