quarta-feira, 17 de agosto de 2022

 

A importância da produção de Manga para a economia brasileira

   

Considerada um produto de grande importância nutricional e econômica, além de ser a cultura mais difundida nas áreas tropicais e subtropicais do mundo, a qualidade dos atributos dos frutos de manga, de origem asiática, como cor, aroma, sabor, sabor e textura, é de grande importância comercial. Do ponto de vista nutricional é uma excelente fonte de antioxidantes e possui níveis significativos de betacaroteno e de vitaminas A e C.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas de Derivados (Abrafrutas), em 2021, foram exportadas 270 mil toneladas de mangas, a fruta brasileira mais embarcada para o exterior, tanto em quantidade como em valor agregado, cerca de US$ 248 milhões. O aumento foi de 12% em relação a 2020.

O consumo de manga vem crescendo juntamente com a exigência dos consumidores por frutos de qualidade. Contudo, o pesquisador Marcos David Ferreira lembra que o mercado nacional e internacional tem enfrentado diferentes questões relacionadas ao manejo de frutas na fase pós-colheita. “A redução da qualidade dos frutos causa perdas econômicas significativas para produtores, comerciantes, distribuidores e exportadores, que têm seus lucros diminuídos e o prestígio de seu produto comprometido. Também é negativo para os consumidores, que irão ter à sua mesa menos produto disponível, maiores preços e mangas com qualidade mercadológica inferior”, afirma.

Nenhum comentário: