segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TN EM FOCO

A Conab analisa soluções para a entrega de milho no RN. O gargalo está no custo do transporte (frete). As operações de remoção de milho estão mais lentas em razão da dificuldade enfrentada pelas transportadoras contratadas pela  para cumprir o fluxo estabelecido. Esta semana será realizada uma reunião com todas as transportadoras para cobrança do cumprimento do contrato com a Companhia. Uma da propostas debatidas é  a possibilidade de agilizar o processo de entrega com o apoio de mão de obra e logística oferecidos pelo governo estadual. O RN precisa de mais de 30 mil toneladas de milho, neste primeiro momento.
Volumoso

A UFERSA fará concorrência para a compra de ração (volumoso) para o seu plantel.  A Universidade está enfrentando dificuldades com a seca para encontrar o alimento para os animais.

Exposição

Depois da Festa do Bode que será encerrada hoje em Mossoró, a próxima exposição do calendário oficial de exposições agropecuárias do RN é a Caprifeira de Lajes, de 23 a 26 próximo. Em seguida, a última exposição é a 50ª Festa do Boi, de 13 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Código

Os senadores e deputados da bancada ruralista querem aprovar 20 dos 343 destaques à MP do Código Florestal. Em nota, a bancada ruralista diz que pode "haver um ambiente mais favorável à aprovação da MP" porque, em 8 de outubro, o texto perderá a validade. Os destaques já começaram a ser analisados pela comissão.

Farelo

Uma reunião no Ministério da Agricultura reafirmou a produção necessária de farelo de soja no Brasil. As usinas de biodiesel deverão produzir cerca de 12 milhões de toneladas da proteína neste ano, para não faltar farelo de soja para a fabricação de rações para animais no segundo semestre. A previsão da associação é que sejam produzidos cerca de 2,4 bilhões de litros de óleo de soja para a fabricação de biodiesel em 2012, o que irá gerar em torno de 12 milhões de toneladas de farelo do cereal.

Atividades regionalizadas

O ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro, tem como principal projeto  a regionalização das ações de defesa agropecuária e política agrícola. O projeto, que será lançado oficialmente durante a 35ª Expointer, em Esteio (RS), prevê a criação de superintendências regionais, com equipes específicas voltadas para atender as diferentes demandas de produtores rurais em cada região do país. "Teremos casas do Ministério da Agricultura em todos os Estados, onde serão tratados temas como defesa agropecuária e política agrícola. As demandas de cada região serão analisadas localmente", afirma Mendes Ribeiro.

Vacinação

O Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste deverão voltar ao status de zona de risco médio da febre aftosa. Seria uma decisão importante, até o final de setembro, para o sucesso da Festa do Boi 2013.

1

 O Incra vai atuar no combate à pobreza rural, para antecipar para julho de 2013 a meta para identificar 50 mil famílias já assentadas em condição de extrema pobreza e levar a esses assentamentos uma série de medidas do governo para reverter essa situação. Por outro lado, as 14 mil famílias que serão assentadas em projetos criados em 2011/2012 já ingressarão nessa nova sistemática

2

Presidida pelo potiguar Abraão Lincoln, a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) comemorou os 92 anos na última quinta-feira, no Clube Canto do Rio, em Niterói-RJ.  Na ocasião, o Ministro da Pesca e Aquicultura Senador Marcelo Crivella assinou a Instrução Normativa simplificando o acesso ao Programa de Equalização do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueira.

3

As diretorias da Emparn e da Anorc discutiram a possibilidade de implementar um projeto de fertilização in vitro, na Base Experimental de São Gonçalo do Amarante. Seria feita uma adaptação no laboratório do Centro Vocacional Tecnológico da Bovinocultura Leiteira (CVTBL). Para bovinos, esta técnica já alcançou um estágio  tecnológico que atualmente permite a sua aplicação em escala comercial.

Ambiente

O Torneio Leiteiro Verde sem uso de hormônios foi criado pela  Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, nas exposições agropecuárias apoiadas pela entidade, paralelamente ao torneio leiteiro oficial reconhecido ou homologado pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro  (ABCGIL) ou outra entidade associativa. No torneio verde, após a entrada do animal no parque de exposições, não será permitido o uso de hormônios, aditivos, soros, substâncias estimulantes, energéticas, medicamentos hepáticos e equivalentes, sendo vedada também a aplicação de oxitocina (hormônio que estimula o esvaziamento total do leite no úbere) A primeira edição do torneiro verde termina hoje na ExpoSete, Exposição Agropecuária de Sete Lagoas/MG.

Remate

O Leilão Virtual Sêmen e Prenhezes Gir Villefort será no próximo dia 16, às 21 horas, com os criadores de gado Gir Leiteiro tendo acesso a doses de sêmen convencional e sexado de importantes raçadores, durante o Leilão, que ocorre pelo Canal Rural. Em oferta, sêmen de vários animais de alta qualidade genética.  Destaque para sêmen do touro Holandês Ladys-Manor Wildman e  três prenhezes Gir Leiteiro PO sexadas de fêmeas, cujas doadoras têm lactação oficial aferida pela ABCZ em mais de 11.000 kg de leite em 305 ou 365 dias.
fonte:TN

Nenhum comentário: