quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ministro comemora maior safra de grãos da história

Além de comemorar o resultado recorde da safra de grãos 2011/2012, que alcançou 165,9 milhões de toneladas, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, acredita que o Brasil poderá alcançar o índice histórico de 170 milhões de toneladas de produção ainda este ano. A previsão foi feita durante a divulgação do 11º levantamento de safra realizado nesta quinta-feira, 9 de agosto, em Brasília.
O estudo realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta um crescimento de 1,9% em relação à safra 2010/2011 – quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas – e significa 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total. Mendes Ribeiro creditou os resultados “surpreendentes” principalmente ao desempenho do milho 2ª safra, que cresceu 71,7% ou o equivalente a 16,10 milhões de toneladas sobre a última safra, alcançando 38,56 milhões de toneladas. Nos últimos 10 anos, a área com o cereal “safrinha” cresceu 112% e a produtividade 41,6%.
“A safrinha virou safrão. Alcançamos um número extremamente significativo e isso nos permite fazer previsões bem otimistas e a rever o planejamento para a próxima safra. Talvez cheguemos aos 170 milhões de toneladas ainda este ano”, acredita Mendes Ribeiro.
Para o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha, a produção poderia ter sido 12% maior – 178 milhões de toneladas – caso não tivessem ocorrido duas estiagens, nas regiões Sul e Norte do país, durante esta safra. Na opinião dele, o Brasil está colhendo a maior produção da sua história em razão do aumento da área cultivada e, principalmente, aos investimentos feitos em tecnologia.
“Através de uma genética fortalecida e de uma pesquisa qualificada estão surgindo novas variedades e instrumentos de conservação de solo e de manejo, o que tem demonstrado que o nosso país é de primeiro mundo na questão da produção agrícola”, analisa ele.
Cana-de-açúcar registra crescimentoDurante o anúncio da produção de grãos, a Conab também apresentou os dados do 2º levantamento da safra de cana-de-açúcar para a temporada 2012/13. Os números apontaram um aumento na produção de cana-de-açúcar de 6,5%, com uma recuperação da produtividade média das lavouras de 4,3%, que passará de 560,36 milhões de toneladas na safra passada para 596,63 milhões t na nova safra. A área plantada também apresenta uma pequena elevação passando de 8.356,1 mil hectares para 8.527,8 mil ha.
“Já existem créditos de programas para renovação de canaviais para repor as perdas decorrentes das condições de clima. O Mapa está acompanhando para identificar a demanda. Com base nelas e levando em consideração os fatores climáticos podemos estimar a safra seguinte”, disse o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles.
Para a produção de açúcar espera-se um aumento próximo de 8,41%, passando de 35,97 milhões de toneladas para 38,99 milhões de t. A produção total de etanol deve crescer 22,76 bilhões de litros para 23,49 bilhões, representando um crescimento de 3,21%.
Nota do Blog: Enquanto isso, o meu o seu o nosso milho da CONAB, está mais dificil de ver do que orelha de freira. Em Assú, nem promessa. Em Lages, só conversa. Isso é uma vergonha. Vou continuar metendo o pau.

Nenhum comentário: