quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ministro analisa com a presidenta medidas para o milho, cana e laranja

Após negociações com o Ministério da Fazenda, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, sentou-se à mesa com a presidenta Dilma Rousseff para concretizar um conjunto de medidas que dará mais tranquilidade aos produtores de aves, cana e laranja do Brasil. Os setores atualmente passam por forte crise, agravada pela dificuldade de escoamento da produção. No caso da avicultura, o custo do milho vem pressionando o setor. Isso se deve a forte alta nos últimos meses do produto no mercado externo, com as cotações nos Estados Unidos infladas por conta da quebra de safra causada pela seca.
“Temos milho, e ele já está a caminho para abastecer a região. Talvez não chegue na quantidade e na agilidade ideal, mas todo o pequeno e médio produtor irá receber o produto”, afirmou o ministro. Para tanto, o Governo confirmou o encaminhamento para apreciação no Conselho Monetário Nacional (CMN) de proposta de criação de subsídio ao frete para o transporte do milho do Centro-Oeste para Santa Catarina. O ministro também confirmou que se empenhará no envio de caminhões para transportar o produto, que hoje chega a 80 veículos por semana, quando o ideal seria 200. O valor do frete subsidiado poderá chegar a R$ 4,90 a saca.
Mendes Ribeiro garante que as medidas não param por aí. Até dezembro deste ano, o Governo deverá escoar até 300 mil toneladas do produto para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, por meio de leilões, ao preço de R$ 21,00 a saca, com limite de até 27 toneladas por mês por produtor. Outra ação do ministério prevê a criação de uma linha de financiamento para criadores descapitalizados. Se, ainda assim o problema não for resolvido, o ministro garantiu que outras medidas poderão ser adotadas como complemento, como por exemplo uma nova liberação de grãos.
Nota do Blog: Tomara que essas medidas também venham favorecer oNE.

Nenhum comentário: