sábado, 4 de agosto de 2012

Embrapa participa da maior feira brasileira da agricultura familiar 

Tecnologias e produtos que refletem a preocupação em promover uma nova agricultura sustentável, que reduza os efeitos do aquecimento global e diminua a liberação de gás carbônico na atmosfera. Será com esse objetivo que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), promovida de 3 a 5 de agosto, em Lençóis Paulista (SP). Organizada e realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) é considerada a maior feira da agricultura familiar e do trabalho rural do Brasil.

Um dos destaques da Embrapa em seu estande foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP) e que pode ser adotado nas pequenas propriedades e nas pequenas comunidades. Trata-se do sistema que compõe o saneamento básico na área rural, que incluiu a Fossa Séptica Biodigestora, o Clorador Embrapa e o Jardim Filtrante.

A Empresa está levando também para a Agrifam, novas cores e sabores do aipim (mandioca) com alto teor de betacaroteno. A novidade nutritiva veio com as variedades ‘BRS Jari’, ‘BRS Dourada’ e ‘BRS Gema de Ovo’, desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA). Elas foram geradas pelo Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, que tem como meta alcançar altos teores de betacaroteno nas raízes, baixos teores de ácido cianídrico e com qualidade para consumo fresco no Nordeste. Outro produto nutritivo é o beiju colorido. São tapiocas produzidas a partir da fécula (goma ou polvilho) da mandioca. Tradicionalmente brancos, ganham novas cores, cheiros, sabores e nutrientes quando a água utilizada em sua fabricação é substituída por polpa de frutas ou extrato de hortaliças.

Os visitantes poderão conhecer também o sistema de plantio direto para hortaliças e o Irrigas, equipamento voltado especificamente para o pequeno produtor, que não possui condições de investir em sistemas de controles de irrigação mais caros como tensiômetros e tanques classe A.

O Coletor Solar, equipamento que utiliza a energia solar para desinfestar misturas de solo utilizadas em viveiros de plantas para produzir mudas saudáveis e o Pulverizador Pneumático Eletrostático (que torna a aplicação dos produtos mais homogênea) foram desenvolvidos pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e poderão ser vistos também no estande da Embrapa, que também vai mostrar softwares e sistemas de cultivo úteis aos produtores.

Nenhum comentário: