quinta-feira, 3 de maio de 2012

Segurança ambiental de OGMs é tema do Dia de Campo na TV (02/05/2012)
Ações do documento
O Dia de Campo na TV mostra nesta edição “Projeto LAC Biosafafety: segurança ambiental de organismos geneticamente modificados” como tema principal. O programa vai ao ar no dia 4 de maio pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 6 de maio, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.

Cientistas do Brasil, Colômbia, Costa Rica e Peru estão unindo esforços para uniformizar os procedimentos de biossegurança relacionados a organismos geneticamente modificados (OGMs) em seus respectivos países a partir do projeto “América Latina: construção de capacidade multipaíses segundo o Protocolo de Cartagena em biossegurança” - LAC Biosafety. O projeto é desenvolvido em conjunto entre representantes desses países e financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) do Banco Mundial.

A elaboração do LAC Biosafety surgiu da necessidade de fortalecer a capacidade em cada país participante em relação à segurança ambiental das plantas geneticamente modificadas (GM), seu impacto socioeconômico e formatos de comunicação, utilizando a complementaridade de competências entre os cientistas desses países que trabalham na área de biossegurança. “O que se pretende de fato é facilitar o preenchimento de lacunas de conhecimento”, afirma a pesquisadora Débora Pires da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O consórcio entre esses países tem o objetivo de uniformizar os procedimentos de biossegurança para OGMs nas culturas de algodão, arroz, batata, mandioca e milho nesses países.

Mais de 180 países do mundo, entre eles o Brasil, reconhecem a importância do tema da biossegurança dos OGMs, em especial das plantas transgênicas, e ratificaram o Protocolo de Cartagena em Biossegurança sob o escopo da Convenção da Diversidade Biológica. Sob esse Protocolo, reconhecem a complexidade dos temas associados e acatam que a tomada de decisão demanda análises caso a caso, respeitando as particularidades de cada país, como meio ambiente e cultura, em consonância com o Princípio da Precaução.

Frente a esse cenário, como explica Débora, os pesquisadores dos quatro países latinoamericanos se uniram para elaborar o projeto LAC Biosafety, visando principalmente estabelecer uma uma estratégia para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas nos países participantes, o que resultará em benefícios para a conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O Dia de Campo na TV sobre “Projeto LAC Biosafafety: segurança ambiental de organismos geneticamente modificados” foi produzido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e pela Embrapa Informação Tecnológica, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o DCTV:
- Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h
- NBr TV do Governo Federal - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h. Saiba como acessar (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/ )

Outras emissoras que transmitem o DCTV:
- TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
- TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
- TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
- TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pela Livraria Embrapa por telefone (61) 3448-4236/3340-9999 ou pelo endereço eletrônico http://www.embrapa.br/liv.

Nenhum comentário: