sábado, 12 de maio de 2012

Casa Digital e Biblioteca Rural garantem acesso à informação em assentamento do DF
11/05/2012 03:44

Com o intuito de promover a leitura no campo e a inclusão digital, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai disponibilizar, por meio dos programas Territórios Digitais e Arca das Letras, mais uma Casa Digital e uma Biblioteca para comunidade rural do Distrito Federal. Agora é a vez do Núcleo Rural Cidadania - 26 de Setembro, que fica na Colônia Agrícola Vicente Pires, em Taguatinga. A solenidade de entrega da biblioteca, que acontece neste sábado (12), contará com a presença das equipes do Arca das Letras e do Territórios da Cidadania e do secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão.

Os programas Arca das Letras e Casas Digitais têm em comum o papel de possibilitar o acesso à informação às comunidades rurais. Ambas são um espaço gratuito de gestão comunitária voluntária e funcionam como ambiente de troca e intercâmbio de aprendizagem. Juntas, as estruturas do Arca das Letras e da Casa Digital vão atender mais de 900 famílias do assentamento Núcleo Rural Cidadania – 26 de Setembro.

De acordo com a coordenadora da equipe dos Territórios Digitais do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD/MDA), Rossana Moura, o assentamento Núcleo Rural Cidadania – 26 de Setembro recebe, em especial, a Casa Digital para auxiliar no acesso a Rede Brasil Rural (RBR) – ferramenta virtual desenvolvida pelo MDA com o objetivo de organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes.  A comunidade vive do plantio de frutas e hortaliças e da produção de sorvetes confeccionados com as próprias frutas. “É um projeto que já estávamos estudando há algum tempo. A implantação da Casa Digital vai ajudá-los a ter maior  acesso a Rede Brasil Rural e, assim, melhorar a comercialização de seus produtos”, afirma.

A equipe do Arca das Letras preparou para a comunidade um acervo rico em literatura e livros técnicos que vão ajudar os moradores a se afirmar como área rural. Segundo a coordenadora nacional do Programa, Cleide Soares, são livros de apoio às atividades produtivas locais, associativismo e cooperativismo, direitos do consumidor e livros de apoio ao exercício da cidadania em geral. “Essa biblioteca vai, também, promover atividades de ação comunitária, como oficinas culturais com apoio da Emater e outros parceiros. A ideia é ir além da promoção da leitura. Nosso objetivo é unir mais a comunidade e preservar sua cultura rural, mesmo estando tão perto do Plano Piloto”, salienta.

O acervo inicial da biblioteca, que será instalada na Associação Núcleo Rural Cidadania, contará com 300 livros e gibis. Duas agentes de leitura serão formadas para as atividades de circulação dos livros, incentivo à leitura e pesquisa das tradições culturais de cada família que vive na comunidade. Rosilange Batista de Freitas é uma das agentes que será capacitada. Ela conta que está ansiosa com a inauguração e já vê o entusiasmo da comunidade. “Algumas pessoas que ficaram sabendo da novidade já se ofereceram para doar livros para a nossa arca. E também queremos fazer campanhas de arrecadação”, conta.

Além da capacitação de agentes de leitura, será feita a formação inicial de gestor comunitário da Casa Digital. São duas etapas de treinamento, sendo a primeira de Gestor Comunitário e a segunda, uma capacitação em informática básica, com o objetivo de promover a apropriação tecnológica pelas comunidades rurais, respeitando suas particularidades e necessidades.

Para os irmãos Helen e Gustavo Souza, 7 e 9 anos, a ansiedade é maior. Vizinhos da estrutura onde serão inauguradas a biblioteca rural e a Casa Digital, já souberam da novidade e fizeram questão de ir conhecer antes mesmo da inauguração. “Eu gostei muito, tem vários gibis da Turma da Mônica para ler”, comenta Helen. “Os computadores são todos bonitos, vou poder aprender a usá-los melhor”, observa Gustavo.

Para o coordenador da Associação Núcleo Rural Cidadania, a comunidade contar com a biblioteca e a Casa Digital funcionando perto de casa, facilita muito. “Vai ajudar quem precisa acessar algum site na internet, quem precisa fazer alguma pesquisa, estudar para as provas. Para os estudantes vai ser excelente”, afirma.

No DF, considerando Plano Piloto e entorno, existem cerca de 40 bibliotecas vinculadas ao Programa Arca das Letras. Contando com a Casa Digital que será inaugurada neste sábado, existem no DF três Casas implantadas. A Casa Digital Vice-Presidente José Alencar e a Casa Digital LEDOC, ambas em Planaltina, e atendem mais de quatro mil pessoas. Está prevista, ainda para esse ano, a inauguração de uma Casa Digital em Brazlândia. Tanto as bibliotecas rurais como as Casas Digitais estão distribuídas em assentamentos da reforma agrária, quilombolas e agricultura familiar.

Arca das Letras
Desde 2003, o Programa Arca das Letras já implantou 8,9 mil bibliotecas rurais em 3.022 municípios brasileiros . Até o final de março, mais de 2,5 milhões de livros foram distribuídos, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de famílias do campo, dentre agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.

O Arca das Letras é uma ação do MDA, iniciada em 2003, para incentivar a leitura no campo, por meio da implantação de bibliotecas, da formação de agentes de leitura e da distribuição de acervos adequados a cada necessidade e interesse de comunidades rurais. As comunidades registram seus pedidos de bibliotecas e o MDA articula as parcerias.

Casas Digitais
Até 2011, por meio do Projeto Territórios Digitais, foram implantadas 413 Casas Digitais. Destas, 122 estão em funcionamento e outras 291 estão prontas, mas aguardam instalação de antena de transmissão de internet para, em breve, entrar em atividade. Para 2012 estão previstas 1.716 novas Casas Digitais a serem implantadas em parceria com o Ministério das Comunicações, além de outros acordos em preparação para implantação do projeto.

Uma Casa Digital padrão dispõe de um kit de equipamentos novos, doados pelo Governo Federal, com 11 computadores, uma impressora, um roteador wireless, um projetor multimídia, 11 cadeiras e mesas de computador. Outras parcerias também são possíveis, tais como doação de computadores pelos governos estaduais, municipais e, até mesmo, por organizações não governamentais. 
NOTA DO BLOG:
É uma vergonha o que vem aontecendo no nosso estado, mais precisamente no município de Fernando Pedroza. A Comunidade de Pelo Sinal II, foi beneficiada com uma Casa Digital. A Prefeitura de Fernando Pedroza, colaborou nas instalações, a comunidade se empenhou, usaram seus próprios recursos, disponibilizaram tempo para instalar a casa e até o presente o MDA não dar nem satisfação. Enquanto isso, quase todos os dias são instaladas casas digitais em todo Brasil. Veja a matéria. Isso é uma vergonha.

Nenhum comentário: