terça-feira, 15 de março de 2011

Raças de cabras

Logo após a domesticação das cabras pelo homem, começaram a aparecer as diferenças físicas que são características das diversas raças de cabras.

Por exemplo, diferenças nas orelhas, tipo do pelo,cores, etc. Essas diferenças se originaram  ou por meio de seleção feita por seus criadores ou naturalmente devido a fatores físicos em ambientais.


Segundo a universidade de Oklahoma, existem atualmente mais de 50 raças de cabras conhecidas e catalogadas no mundo, mas aqui vamos tratar das principais raças, ou seja daquelas mais conhecidas e criadas no Brasil:  Saanen, Alpina, Toggembourg, Nubiana e também as raças tipicamente brasileiras como a Canindé.

Atualmente existem mais de 600 milhões da cabeças de cabras no mundo sendo em primeiro lugar a  Ásia, com mais da metade das cabras do mundo, seguido pela África.
Em terceiro  lugar está  a América do sul. 

A cabra fornece ao criador produtos úteis como a carne, o couro e principalmente o leite.

Mesmo em ambientes pouco favoráveis, as cabras podem ser ordenhadas para obter pequenas quantidades de leite regularmente.


Comportamento do caprino

A cabra sobrevive a ambientes hostis onde seria impossível a sobrevivência de outro tipo de gado como o bovino.



Em ambientes apropriados e sendo bem tratada, com as modernas técnicas e conhecimentos empregados, a cabra pode fornecer grande quantidades de leite, sendo o investimento muito lucrativo.

São relativamente baratas, pois com o dinheiro empregado em um boi ou vaca, pode-se comprar várias cabras.

A cabra também ocupa uma área muito menor que uma vaca.
Sendo assim, na área onde se pasta uma vaca pode-se pastar várias cabras.

As cabras se reproduzem muito rapidamente. Enquanto que a gestação de uma vaca dura 9 meses, a gestação de uma cabra é de aproximadamente 5 meses. A cabra pode dar a luz a dois filhotes e muitas vezes três.

Devido a essa rapidez, um pequeno rebanho pode crescer muito rapidamente. Por serem animais pequenos, não exigem muita força física para pastorear. Enquanto um rebanho de bovinos pode exigir homens e cavalos para controlar, um rebanho de cabra exige poucas pessoas e pouco esforço, sendo que em alguns países e regiões do Brasil vemos até mesmo crianças tomando conta desses animais.

Existem também muita propaganda negativa a respeito dos caprinos onde se afirma que esses animais são capazes de destruir grandes quantidades de vegetação. Na verdade em diversas localidade o homem é o maior culpado pela devastação de degradação do meio ambiente e não o animal.
Então como por coincidência, a cabra sempre acaba sendo encontrada em ambientes devastados porque o homem já destruiu boa parte da natureza e apenas a cabra conseguiu sobreviver ali.
Assim, os caprinos acabam levando a culpa do erro que foi do homem e não do animal.

Basta olhar e ver as grandes áreas de pastagens onde antes havia florestas e agora apenas existem invernadas. Entretanto ali nunca houve a presença de caprinos.

Na verdade um dos grandes devastadores de recursos naturais é o gado bovino. A cabra quando livre na natureza se move rapidamente de um local para outro por isso não devasta o meio ambiente. Já a ovelha e o boi ficam mais parados e por isso causam mais estragos.

Veja o caso das ovelhas que quando pastoram em solo arenoso acabam por arrancar o capim pela raiz, deixando o solo desprotegido e levando rapidamente a erosão.
Você aprendeu que a cabra é um animal que se reproduz muito rapidamente e que tem facilidade para viver em locais com poucos recursos naturais. Porém é importante notar que a cabra gosta sempre de estar procurando alimento bem limpo. Por isso elas não gostam de ficar comendo em locais que já foram pisoteados por outras cabras ou outros animais. Preste atenção para esse fato quando for planejar o cercado de suas cabras. Elas devem ter espaço suficiente para poder pastar em áreas de capim limpo enquanto a área por onde elas já passaram se renove.

Nenhum comentário: