quarta-feira, 2 de março de 2011

Deu no Boca Maldita

 

 

 

Kit de Ordenha para Leite de Cabra será Implantado no Estado-Blog BOCA MALDITA



As pesquisadoras Selene Benevides e Viviane de Souza, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), estarão entre os dias 13 e 19 de fevereiro em Afonso Bezerra (RN), para a implantação da tecnologia do Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros no estado. As pesquisadoras estarão à frente de equipe que conduzirá três dias de coleta de leite segundo as atuais condições dos produtores locais, um dia de treinamento para utilização do Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros e três dias de coleta do leite já com uso da tecnologia, para análise de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT). Essas coletas possibilitarão avaliar benefícios para a qualidade do leite com uso do kit.
O Rio Grande do Norte será o terceiro estado a ser contemplado com o kit, após a Paraíba e Ceará que já têm projetos piloto de validação da tecnologia em andamento, conduzidos pelo projeto "Melhoria do acesso dos agricultores familiares ao mercado por meio de tecnologias que promovam a qualidade do leite de cabra e de seus derivados", liderado por Selene. Em território potiguar, serão observados os resultados da sua implantação em trinta propriedades de agricultores familiares.
O Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), voltado para a ordenha em bovinos, que foi adaptada pela Embrapa Caprinos e Ovinos para utilização na caprinocultura leiteira. Entre suas vantagens, o fato de consistir em equipamentos de fácil acesso e custo relativamente reduzido: o conjunto, composto por acessórios como baldes para ordenha e para água clorada, cloro comercial, luvas de borracha, detergente em pó, escova ou bucha natural, pode ser adquirido a um preço médio de R$ 150,00.
O objetivo do Kit é possibilitar uma ordenha de leite caprino com redução de contaminação por bactérias ou resíduos químicos, que proporcionem melhor qualidade para o produto e seus derivados (queijos, iogurtes, doces, entre outros). O treinamento aos agricultores envolve noções da higiene necessária ao processo de ordenha.
A equipe que participará da implantação do Kit no Rio Grande do Norte contará ainda com bolsistas da Embrapa Caprinos e Ovinos e a professora Patrícia Lopes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral). No estado, a condução do projeto piloto contará também com apoio do Sebrae, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Emater-RN e IFRN.
Mais informações
Selene Benevides - pesquisadora

Nenhum comentário: