O mercado de leite de cabra tem exigido capacitação profissional adequada e qualificada
A caprinocultura leiteira está mais presente na agropecuária brasileira, conquistando e mantendo novos mercados para o leite de cabra e seus derivados. Entre os produtos dessa atividade, destacam-se: leite pasteurizado, leite ultrapasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurtes, sorvetes, doces e queijos. Entretanto, como a oferta de produtos tem crescido, a competição pelo mercado também é uma realidade, exigindo maior eficiência de todos os componentes da cadeia produtiva.
Para criar cabras você precisa, basicamente, de bons animais, instalações confortáveis, que facilitem o manejo, e de boa alimentação. Mas, também, precisa decidir sobre como será feita a comercialização do leite, vendendo o produto cru, ou se fará o processamento na propriedade. Se optar pelo processamento, terá que escolher quais produtos pretende elaborar, se somente leite para consumo in natura ou também seus derivados, e como será a distribuição.
Além da produção leiteira, o carprinocultor pode investir no melhoramento genético do seu rebanho, visando comercializar matrizes e reprodutores para outros criadores.
No planejamento, a localização do empreendimento tem grande importância. Essa, de forma estratégica, possibilita o crescimento das vendas de todos os produtos do laticínio e também de animais vivos. Por isso, na hora de planejar, pense na importância da proximidade com os centros consumidores, do bom acesso a estradas e na facilidade de aquisição de insumos.
Nota do Blog: A criação de cabras leiteiras ainda não assumiu no nosso estado, um lugar de destaque no cenário nacional, visto que os grandes caprinocultores norteriograndenses não investem adequando-se a uma tecnologia mais apropriada na criação do rebanho. Além do mais, o governo do estado se limita a feiras e exposições onde o agricultor familiar não tem acesso.A cidade de Afonso Bezerra se destaca mais um pouco das demais, devido a competência e esforço arrojado dos seus criadores que procuram tratar o assunto como um verdadeiro ofício, quebrando barreiras, em fim, elevando a cidade a categoria da capital do bode. Parabéns aos amigos criadores desta próspera cidade da região central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário