quarta-feira, 23 de março de 2011

Notícias do PRODECENTRO

Comunidades da BA experimentam novas tecnologias de captação de águas


O barreiro de trincheira tem sido difundido pelo Irpaa no sertão do São Francisco
Foto: cedasb-asa.blogspot.com
Barreiro.jpg
Barreiro de trincheira cheio de água de chuva

16/03/2011
- Uma das mais novas tecnologias criadas para garantir que as famílias do campo armazenem a água que cai no período chuvoso, o barreiro de trincheira tem sido difundido pelo Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (Irpaa) em diversas comunidades rurais do território Sertão do São Francisco, na Bahia. Escavação estreita feita em solo rochoso para evitar a evaporação, o barreiro é uma forma de captar água de chuva tão importante quanto as cisternas de consumo e de produção, as aguadas e barragens subterrâneas, ampliando assim o acesso das famílias à água para as diversas finalidades.
Na comunidade de Fartura, em Sento Sé, algumas dessas tecnologias estão sendo usadas para manutenção do viveiro de mudas. O viveiro foi construído com as/os moradores a partir do Projeto Recaatingamento, que é desenvolvido pelo Irpaa com o patrocínio da Petrobras, em sete comunidades Fundo de Pasto. Barreiros, barragem subterrânea, cisternas de alambrado e aguadas foram tecnologias construídas na comunidade por outros projetos do Irpaa, o que confirma a complementaridade das tecnologias como algo viável para a convivência com o Semiárido. Várias destas tecnologias são construídas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido (ASA).
A ação das comunidades em preservar a caatinga, por exemplo, precisa estar associada a permanência das famílias em suas terras. Para que isso ocorra é necessário, portanto, a eficácia dessas tecnologias que garantem água para o consumo humano, animal e produção de alimentos, como é o caso da cisterna calçadão ou de enxurrada, que vem sendo bastante adotada na região.
Principais tecnologias de captação de Água de Chuva difundidas pelo Irpaa:
Cisterna calçadão: É uma cisterna de 50 mil litros, com uma área de captação pavimentada como um calçadão. Com essa cisterna, é possível irrigar um "quintal produtivo" de verduras, regar mudas ou ter água para galinhas e abelhas.
Barragem subterrânea: É construída em um baxio, semelhante a uma barragem convencional. Cavada até a camada impermeável do solo e revestida por lona, sua função é conservar a água de chuva infiltrada no subsolo, aumentando a resistência em períodos de seca. Assim, permite a criação de um número maior de animais e diminui a dependência de insumos externos.
Tanque de Pedra: É construído nos lajedos, aproveitando a inclinação natural neles existentes. Mas é necessário construir paredes facilitando a contenção ou o direcionamento da água para os tanques e, consequentemente, maior acúmulo de água. O tanque de pedra armazena água para os gastos domésticos, para alimentação animal e irrigação de um "quintal produtivo" de verduras.
Barreiro Trincheira: São tanques profundos e estreitos, cavados em subsolo cristalino com uma largura, em média, de cinco metros e com mais de três metros de profundidade. Com fundo e parede de pedra (piçarra), não deixa a água se infiltrar. Esta água é usada para dessedentação animal.

Nenhum comentário: