quarta-feira, 2 de março de 2011

Deu no Diáriode Natal

Parceria com Japão beneficia mais de quarenta famílias de agricultores potiguares

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Representantes da Japanese International Cooperation Agency, JICA, agência de cooperação japonesa no Brasil, reuniram-se com a governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta quarta-feira, 02, para tratar da finalização das instalações necessárias para as atividades da agência no Estado.

A JICA tem sede em Brasília e correspondentes em vários estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, o projeto desenvolvido é de uma cadeia produtiva de biodiesel a partir do girassol, beneficiando mais de 40 famílias de agricultores familiares da região do Alto Oeste.

A governadora garantiu o cumprimento da contrapartida do governo estadual com a construção de dois galpões. “Tivemos a informação de que o custo da construção de dois galpões simples tinha sido orçado em mais de R$ 1 milhão. O secretário Simplício Holanda (secretário adjunto da Sape) está me apresentado um novo orçamento no valor de R$ 252 mil reais, e esse valor, sim, condiz com o que vai ser construído e eu autorizo”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com Katsuhiko Haga, representante-chefe da JICA no Brasil, os equipamentos para beneficiamento já estão comprados, só faltava o espaço para a instalação. Segundo Katsuhiko, o objetivo da atuação da JICA no Brasil é aproveitar o potencial natural do estado através da viabilização de uma cadeia produtiva de biodiesel, melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares. A JICA atua em várias regiões do Brasil desde 1959, quando iniciou pesquisas voltadas para a agricultura irrigada.

De acordo com Simplício Holanda, secretário adjunto da secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, o projeto está sendo desenvolvido na região do Alto Oeste, principalmente nos municípios de Lucrécia e Marcelino Vieira. “É a região que menos possui opções para desenvolvimento”, disse Simplício, comentando que “o Alto Oeste possui poucas opções, o plantio do algodão não existe mais e o investimento em cajueiros não é viável devido às condições naturais.”

Ainda de acordo com ele, outras culturas, como a da mamona e do pinhão, também geram uma boa fonte de biodiesel, mas que no Rio Grande do Norte foi constatado que o girassol é a melhor opção. “O girassol apresenta 40% de óleo, 30% de resíduo e 25% de casca, sendo que os últimos dois ainda podem ser usados para a alimentação animal”, detalhou Simplício.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, a parceria com a JICA, que vai até 2013, pode ser estendida para outras áreas. “Queremos projetos na área de transportes, logística e desenvolvimento da irrigação no estado, sejam muito bem-vindos”, disse a governadora. Também participou da reunião o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama.

Nenhum comentário: