terça-feira, 5 de abril de 2022

 

Projeto lançado por MAPA, Embrapa e Instituto Federal vai apoiar ovinocultura no Sertão Pernambucano

O projeto Supera São Francisco, cujo objetivo é apoiar a ovinocultura no Sertão Pernambucano, foi lançado ontem (29 de março), em Petrolina, pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA), Embrapa Caprinos e Ovinos e Instituto Federal do Sertão Pernambucano. As organizações vão atuar em parceria para transmitir novos conhecimentos, tecnologias, processos, produtos e serviços a fim de fomentar o desenvolvimento local.

Com recursos de cerca de R$2,5 milhões provenientes do MAPA, o projeto visa a superação de desafios na produção de carne ovina naquele polo produtivo, especialmente o combate a verminoses. Marcel Teixeira, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos e coordenador do projeto, acredita que o trabalho trará mudanças significativas no setor produtivo e aumento de renda para os pequenos produtores.

Para Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, é relevante para a Empresa participar de projetos que surgem a partir da demanda dos produtores, em parceria com instituições que têm o mesmo propósito para somar esforços no uso de recursos de forma mais eficiente e para aumentar a velocidade de entrega dos resultados para a sociedade. “Esses resultados trazem benefícios concretos em atendimento às necessidades identificadas pelos produtores e causam impacto positivo no desenvolvimento do território melhorando a vida das pessoas”, afirma.

A previsão é que, em 12 meses de execução, sejam realizadas atividades nos municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, em Pernambuco, e Casa Nova, Sobradinho e Juazeiro, na Bahia. O intuito é capacitar produtores e técnicos multiplicadores, que serão selecionados em conjunto com as secretarias municipais de agricultura, INCRA, cooperativas e associações, priorizando comunidades tradicionais, mulheres e jovens. Eles irão oferecer produtos e serviços diretamente no território, mobilizando uma equipe composta por professores e técnicos, com apoio de pesquisadores da Embrapa.

Também está prevista a estruturação de uma unidade avançada de apoio laboratorial no Instituto Federal Sertão de Petrolina, para a realização de mapeamento da incidência de parasitoses; adoção de um programa antiparasitário com foco no controle da verminose gastrintestinal; serviço de assessoramento nutricional para análise de alimentos e orientação na formulação de dietas de baixo custo; além da confecção de cortes especiais de carne ovina para agregação de valor.

Nenhum comentário: