sexta-feira, 29 de abril de 2022

 

Mais de 30 mil agricultores do Pará recebem o título de posse da terra

 

Mais de 30.201 famílias de agricultores de assentamentos e glebas públicas federais no Pará irão receber o título de propriedade rural. A ação faz parte da Campanha Abril Verde e Amarelo, lançada pelo Governo Federal, e que já contemplou famílias de 91 municípios no estado. É o maior número de títulos concedidos durante a campanha.

Desde 2019, foram emitidos 80.363 documentos, entre Contratos de Concessão de Uso e Títulos de Domínio (provisórios e definitivos, respectivamente), no estado. No Brasil, a quantidade chega a 345.205, considerando-se o mesmo período.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou que o título de propriedade rural trará dignidade aos produtores rurais e independência para trabalharem na terra. Ele também citou a força do agro na região. “O agro mudou Paragominas, elevou o IDH. Paragominas mostra a força do agro”, disse. O município é um dos maiores produtores nacionais de mandioca, dendê, açaí, cacau, pimenta-do-reino e abacaxi, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, lembrou que mais de 50 mil documentos foram emitidos no Pará, há 10 meses. Agora, são mais 30 mil para ampliar a regularização de famílias em assentamentos e glebas federais no estado. “É um prova de respeito com as pessoas que estavam na fila aguardando o seu título, muitas há mais de 30 anos.” Ele destacou também que o instituto inicia hoje, em outros 15 estados, a emissão de mais de 52 mil documentos.

Nenhum comentário: