quarta-feira, 27 de abril de 2022

 

A guerra no leste europeu pode prejudicar o agronegócio brasileiro

As consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia, somadas às sanções impostas pelo mundo aos russos, aumentam a preocupação dos agricultores e pecuaristas brasileiros, que temem a escassez de insumos, o que afetaria diretamente a produção agrícola do país. Como um dos principais produtores de potássio do mundo – elemento essencial na produção de fertilizantes -, a Rússia responde por 23% das importações do Brasil, que importa 85% dos insumos que utiliza. Já nos primeiros dias do conflito os preços dos fertilizantes já subiram, alguns quase dobraram de preço, afetando diretamente o mercado mundial de fertilizantes.

No Brasil, os agricultores, que já vinham enfrentando alta dos preços destes insumos, se preocupam com a falta deles para os próximos plantios. Quanto mais o confronto se prolonga, maior será o impacto. Diante da ameaça, a franquia Reino Rural Franchising – especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes – já registrou um aumento de 30% na procura por parte dos produtores rurais.

“Os agricultores estão cada vez mais preocupados, por conta do anúncio que os estoques brasileiros seriam suficientes para mais três meses. O medo da escassez fez aumentar ainda mais a procura”, explica Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising.

O Brasil é o maior importador de fertilizantes do mundo. Perto de 23% dos adubos ou fertilizantes químicos importados em 2021 – mais de 9,2 milhões de toneladas do produto – vieram da Rússia, segundo levantamento do Comex Stat, portal do Ministério da Economia. A utilização de adubos e fertilizantes impacta tanto na agricultura quanto na pecuária, pois são essenciais para o desenvolvimento da produção.

Nenhum comentário: