Março começa a mostrar efeitos da pandemia sobre o mercado de etanol, diz Unica
Relatório mostra retração de vendas do combustível hidratado em comparação com a safra passada
As vendas de etanol hidratado no mercado interno pelos produtores da região Centro-sul do Brasil caíram nos primeiros 15 dias de março em comparação com o mesmo período no ano passado. O volume comercializado foi de 690,96 milhões de litros, 16% a menos que no mesmo período em 2019, quando foram vendidos 820,88 milhões de litros.A informação é da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que atualizou, nesta quarta-feira (25/3), os números da safra 2019/2020, cujo calendário termina, oficialmente, no próximo dia 31.
A quantidade de etanol anidro vendida no mercado doméstico na primeira quinzena de março foi de 383,17 milhões de litros, 5,36% acima do registrado no mesmo período de 2019. Ao todo, foi comercializado um volume de 1,1 bilhão de litros de etanol, de acordo com a Unica. Do total, 1,07 bilhão foram direcionados para o mercado interno.
“Portanto, a retração esperada em decorrência das medidas para conter a disseminação da COVID-19 só deve ser observada a partir de março”, diz o relatório da entidade que representa as usinas do Centro-sul do Brasil.
Queda nos preços
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta queda de preços. Na média dos dias 16 e 20 de março, o indicador para o etanol hidratado fechou em R$ 1,6721 o litro, 13,97% a menos que na semana anterior.
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