sábado, 2 de novembro de 2019

Lançamento do Projeto ‘Lagos do São Francisco’ destaca contribuições para a região



 -
Foi lançado oficialmente o projeto ‘Ações de Desenvolvimento para Produtores Agropecuários e Estudantes dos Lagos do São Francisco’, fruto da cooperação entre a Embrapa Semiárido, Chesf e o BNDES, com parceria de instituições públicas e organizações da sociedade civil. O evento aconteceu no dia 23 de outubro, no município de Delmiro Gouveia, em Alagoas.
As primeiras atividades do projeto já foram iniciadas, com estimativa de beneficiar, até 2022, agricultores familiares de comunidades situadas no entorno de barragens e usinas hidrelétricas do Rio São Francisco, em 12 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. O esperado é que as cidades atendidas ganhem um incremento nas suas rotinas produtivas a partir do uso das potencialidades dos lagos e da inserção de novas atividades econômicas na agropecuária.
As ações previstas englobam a produção de mel, frutas, hortaliças e culturas alimentares, criação animal, além da preservação e recuperação da mata ciliar nessas regiões, para incrementar a produtividade dos agricultores, melhorar sua qualidade de vida e reduzir custos.
Solenidade
Durante o evento de lançamento, o pesquisador Rebert Coelho, coordenador do projeto, explicou que os planos de ação do ‘Lagos do São Francisco’ visam atender diversas áreas da produção agropecuária, desde a fruticultura à criação animal, no intuito de incentivar a economia e sustentabilidade das regiões atendidas. “O nosso objetivo é promover o desenvolvimento dos agricultores e melhorar a vida dessas pessoas”, diz.
O Chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama, ressaltou a importância do apoio da Chesf tanto nesta iniciativa quanto em outros projetos já desenvolvidos, caso do ‘Lago de Sobradinho’ e o ‘Eólicas de Casa Nova’. Para ele, este tipo de parceria contribui para que a Embrapa possa difundir os conhecimentos e as soluções tecnológicas disponíveis para a região.
O projeto ‘Lagos do São Francisco’ também foi destacado pelo Diretor de Operações da Chesf, João Henrique de Araújo Franklin Neto, que reconheceu a dimensão do trabalho que a Embrapa presta à sociedade, e o quanto essas iniciativas são significativas para a população.
Participaram também do evento o Prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo Cordeiro;  o Secretário de Agricultura de Sergipe, André Bonfim;  o Presidente da EMATER de Alagoas, Elizeu Rêgo; o Superintendente de Relações Institucionais da Chesf, Marcelo José de Albuquerque Maia; a Superintendente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Alagoas;  o Diretor Geral da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, bem como prefeitos, vice prefeitos e secretários de Piranhas (AL), Pariconha (AL), Olho D’Água do Casado (AL), Petrolândia, (PE), Jatobá (PE), Poço Redondo (SE), Canindé de São Francisco (SE),Glória (BA) e Paulo Afonso (BA).


Embrapa Semiárido

Nenhum comentário: