quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Governo do RN inicia diálogos para a implantação de cisternas


Os impactos sociais e econômicos da distribuição de água nas regiões do Trairi, Seridó e Potengi serão debatidos pelo Governo do RN, por meio da SETHAS, e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), organização vinculada à Igreja Católica do RN, no I Encontro Territorial, nesta quarta-feira, 20, no município de Santa Cruz. 
Durante o Encontro será lançado o contrato do Programa de Cisternas do Rio Grande do Norte, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz, localizado na rua Dr. Elói de Souza, n°159, das 9 às 12h.
Será apresentado o Programa de Cisternas 2019 do Governo do Estado, a metodologia de trabalho e execução, os critérios de seleção de famílias, o papel das comissões municipais, a socialização do calendário de atividades e a construção das agendas municipais.
O objetivo do Programa é garantir a prevalecência de direitos humanos, especialmente na distribuição de água potável nas zonas rurais do Trairi, Seridó e Potengi, regiões que convivem com a escassez de água devido às condições geoclimáticas características do semiárido.
O contrato 012/2019 SEAPAC/SETHAS, do Programa Cisternas no RN vai contemplar 281 famílias em situação de vulnerabilidade: 221 famílias em 1ª tecnologia de água (cisternas para beber e cozinhar), e 60 em 2ª tecnologia de água (cisterna para produção de alimentos).
As 1ª e 2ª tecnologias contemplarão famílias, respectivamente, com placas de 16 mil litros e 52 mil litros. Os critérios de seleção serão determinados pela base de dados do Cadastro Único.

“Trata-se de um convênio muito importante para as famílias do semiárido potiguar, uma vez que atende a famílias em situação de vulnerabilidade e que convivem com a escassez de água. Estamos dando garantia de sobrevivência aos agricultores familiares e ao desenvolvimento sustentável”, disse Jair Macedo, coordenador de Projetos Especiais da SETHAS

Nenhum comentário: