sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Eleita a nova Diretoria da CONTAR

A nova Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) foi eleita na tarde desta quarta-feira (30) ao final do 2º Congresso Nacional da categoria para o mandato de quatro anos.
Essa gestão assumirá a Confederação em um momento desafiador para a luta da classe trabalhadora, especialmente para os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais. O governo tenta mudar a legislação, as normas de saúde e segurança, enfraquecer a organização sindical, põe fim à Política Nacional de Valorização do Salário Mínimo, por exemplo.
“Apesar de termos no campo uma agricultura que só cresce, que cresce em área plantada e em quantidade de produção, para os trabalhadores e trabalhadoras, os ganhos e direitos são cada vez menores. Então, o desafio é muito grande para essa nova Direção da CONTAR. A CONTAR nasceu aqui e a CONTAG estará sempre à disposição, aberta ao diálogo para que os assalariados e assalariados possam ter mais e novas conquistas”, destacou o secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges, que participou do momento de proclamação da Diretoria eleita.
O secretário-geral da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias, saiu muito satisfeito com os debates e reflexões realizadas durante o Congresso e desejou sucesso à nova Diretoria da CONTAR. “Para a UITA foi um grande ensino esses dois dias de trabalho e de reflexões. Saímos felizes porque, além das dificuldades que temos neste país e na América Latina, de muita violência e exploração, saímos deste Congresso com uma CONTAR fortalecida, uma CONTAR que avaliou as dificuldades do passado, que sabe o que representa e que tem que mudar, que sabe que tem que levar para frente uma transformação se ela quer ser protagonista no futuro. Essa Diretoria eleita hoje assume a entidade em um momento delicado, mas é uma organização que tem parceiras, a CONTAG é uma grande parceira, a UITA vai fazer um trabalho em âmbito internacional para dar visibilidade aos problemas e desafios da CONTAR, e a UITA está feliz.”
O presidente eleito Gabriel Bezerra Santos, do Rio Grande do Sul, juntamente com os outros membros eleitos para a nova Diretoria da CONTAR, tem pleno entendimento do papel da Confederação e dos enormes desafios que deverão ser enfrentados. “Os desafios são grandes, estamos em um momento crucial para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente para os assalariados e assalariadas rurais, de retirada de direitos. Os últimos governos vêm impondo uma total retirada de direitos e enfraquecimento do movimento sindical. Então, fica muito claro para essa nova Diretoria que a CONTAR precisará fazer uma forte atuação junto aos estados, na Câmara dos Deputados, olhando também para as organização internacionais sobre o que podemos fazer para avançar na organização dos trabalhadores assalariados e assalariadas rurais. Estamos otimistas e entendemos que dá para implementar e trabalhar diversos pontos aprovados no nosso Congresso”, avaliou.
Gabriel também adiantou algumas prioridades para essa nova Diretoria: “ampliar as Convenções Coletivas e Acordos Coletivos nos estados, ampliar o nosso movimento sindical, combater a informalidade no campo, melhorar a saúde e segurança do trabalhador e trabalhadora, lutar pela recriação do Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras ações”.
Além de todo o trabalho que a nova gestão pretende fazer, também vão apostar na unidade para fortalecer a organização sindical. “A unidade para nós é carro-chefe. E a CONTAG tem sido muito parceira nesse projeto, queremos a continuidade dessa luta, já temos conversado com a Diretoria da CONTAG para reforçarmos essa parceria com a Confederação, FETAGs e STTRs para alavancarmos a organização dos assalariados e assalariadas rurais”, destacou.
O trabalho com as trabalhadoras assalariadas rurais também será outra prioridade, como destacou a secretária de Gênero e Geração eleita, Maria Helena dos Santos Dourado Neves. “Um dos nossos desafios é trazer mais trabalhadoras assalariadas rurais para a luta, dar mais viabilidade ao trabalho delas e aumentar o interesse à sua participação no movimento sindical. Uma das dificuldades enfrentadas é o salário desigual entre homens e mulheres. Na maioria das vezes as mulheres exercem as mesmas atividades, mas recebem menos que os homens.”
DIRETORIA ELEITA – GESTÃO 2019-2023
Presidente: Gabriel Bezerra dos Santos (FETAR-RS)
Vice-Presidente e Secretaria de Formação e Organização Sindical: Kaline Micmele de Sousa (FETAR-RN)
Secretaria Geral, Políticas Sociais e Salarias e Assuntos Jurídicos: Adão Donizete da Cruz (FETAR-GO)
Secretaria de Finanças e Administração: Gilvan José Antunis (FETAEPE)
Secretaria de Gênero e Geração: Maria Helena dos Santos Dourado Neves (FETTAR-MS)
Primeiro Suplente: José Francisco Gomes Saldanha (FETRAERN)
Segundo Suplente: Rita de Cassia Dias dos Santos (FETAR-BA)
Terceiro Suplente: Cristiana Maria de Andrade (FETAEPE)
Quarto Suplente: Suely Rodrigues Ferreira (FETTAR-MS)
Quinto Suplente: Keyla Pereira Salgado (FETAER-GO)
Conselho Fiscal Efetivo: Edjanilda da Silva (FETAR-AL) / Antônio Inácio Ribeiro (FETAR-BA) / Marcos Antônio de Oliveira (FETAERP)
Conselho Fiscal Suplente: José Claudio da Silva (FETAR-AL) / Antônio Miguel Aguiar (FETARCE) / Elaine Paggi Amude (FETAERP).
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG 

Nenhum comentário: