quinta-feira, 25 de julho de 2013

Frio chega ao Nordeste e além das temperaturas baixas a previsão é de muita chuva na Região

Meteorologia alerta para o risco de transtornos na Região Metropolitana de Salvador nos próximos dias


Por: Deliane Assis
A intensa massa de ar polar que atinge o Sul do Brasil desde o fim de semana avançou pelo país nos últimos dias e chegou ao Nordeste nesta quinta-feira, com recorde de frio em cerca de 10 cidades da Bahia. Entre elas Macajuba com mínima de 13,3°C, Brumado com 14,2°C, Itiruçu com 14,4°C, Ipiaú com 15°C, Itaberaba com 16°C e Ilhéus com 16,4°C. Em Vitória da Conquista os termômetros ficaram ainda mais baixos e chegaram aos 10°C, mas não foi recorde do ano por 0,2°C.

Durante a tarde, a temperatura máxima permanece mais baixa no sul da Bahia, oscilando em torno dos 25°C. “Apesar desses valores não serem tão baixos quanto no Sul, são suficientes para gerar uma sensação desagradável para os moradores do Nordeste, que não estão acostumados com frio”, comenta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Amanhã o frio da madrugada perde força na Bahia, porém a temperatura máxima fica mais baixa desde o sul da Bahia até o leste de Pernambuco, com termômetros abaixo dos 25°C, indicando avanço de uma frente fria e de uma massa de ar polar pelo oceano. E a previsão é de que o centro e o leste do Nordeste viverão tardes mais frias até pelo menos 5 de agosto, com máximas entre 23°C e 27°C. Além do frio, a previsão é de um período com muita chuva na Região.

Nesta quinta-feira já chove forte na costa do Nordeste, desde a Região Metropolitana de Salvador até o Litoral de Sergipe. Amanhã, as chuvas ficam ainda mais intensas e há risco de temporais em Salvador desde as primeiras horas do dia. “O elevado acumulado e a persistência da chuva aumentam o potencial para transtornos como alagamentos e deslizamentos em toda a Região Metropolitana”, alerta Celso Oliveira. De modo geral, chove desde o litoral sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, além de boa parte do Maranhão e na faixa oeste do Piauí.

No sábado não chove de forma tão intensa quanto na sexta-feira, mas a precipitação ainda terá força suficiente para gerar alagamentos na Região Metropolitana de Salvador. No domingo a intensidade da chuva diminui, mas não para, o que mantém o risco de transtornos. De acordo com a previsão da Somar, no início da próxima semana a chuva volta a ganhar força.

Nenhum comentário: