quarta-feira, 17 de julho de 2013

Embrapa e Banco do Nordeste lançam Portfólio de Tecnologias Agropecuárias (17/07/2013)


Cláudio Norões
Embrapa e Banco do Nordeste lançam Portfólio de Tecnologias Agropecuárias
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Nordeste lançam, amanhã, 18 de julho, às 11h, o Portfólio de Tecnologias Agropecuárias – coletânea com 223 tecnologias para o homem do campo, retratadas nos programas Dia de Campo na TV e Prosa Rural. A coletânea é destinada aos agentes de desenvolvimento, assessores do Agroamigo (Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste), extensionistas rurais e usuários de tecnologia agropecuária. O lançamento ocorrerá durante o XIX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento.

O objetivo da edição é apoiar o processo de transferência de tecnologia para as atividades produtivas da região Nordeste. São 16 CDs, metade deles com 143 edições do programas de rádio Prosa Rural e outra metade com 80 vídeos do Dia de Campo na TV. Os programas estão divididos em oito grandes temas: leite, arroz e feijão, outros grãos, frutas, olerícolas, gado de corte, pequenos animais e temas diversos. Tanto o Prosa Rural quanto o Dia de Campo na TV são produzidos pela Embrapa, que tem sido uma das instituições a receber apoio do Banco do Nordeste, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), por meio do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).

O programa Dia de Campo na TV estreou em 1998 e, desde então, apresenta, a cada semana, os resultados da pesquisa agropecuária gerados pela Embrapa para diversos segmentos da sociedade.  Conta hoje com mais de 400 programas editados.  Já o Prosa Rural foi criado em 2003, como uma das ações do programa Fome Zero, do Governo Federal. Com o objetivo de divulgar informações úteis para o dia a dia das famílias rurais do semiárido nordestino, ele foi ao ar, inicialmente, para o Nordeste, mas hoje é veiculado em emissoras de todo o País. As ações contam com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento terá como tema “Semiárido Brasileiro e o Desenvolvimento Regional”. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de julho, simultaneamente ao XVIII Encontro Regional de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), na sede do banco, em Fortaleza.

Nenhum comentário: