quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conferência aborda estratégias para convivência com o Semiárido



Conferência aborda estratégias para convivência com o Semiárido

Foto: Romulo Serpa/MDA

Agricultores familiares dos nove estados brasileiros que fazem parte do Semiárido serão representados nos dias 25 e 26 de julho, em Fortaleza (CE), durante Conferência Temática para a elaboração de um Plano Nacional de Convivência com o Semiárido Brasileiro. A intenção é definir eixos estratégicos e, em outubro, contribuir com a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/ MDA), está promovendo, desde maio, conferências municipais, territoriais, setoriais e temáticas, que ajudarão na construção do Plano Nacional, objetivo da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O assessor especial para assuntos do Semiárido do MDA, Jerônimo Souza, afirma que os dois dias de conferência abordarão os temas relativos ao evento nacional, em outubro, abordando temas específicos da região semiárida. “Essa conferência temática é muito importante, porque vai fortalecer a política nacional de desenvolvimento trazendo as características e as especificidades do Semiárido”, diz.
Dentre os temas que serão discutidos na conferência, estão: reforma agrária e democratização do acesso à terra no Semiárido; acesso à água para segurança alimentar e nutricional e geração de renda, e desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Semiárido. “Dessa conferência vamos tirar dez propostas que vão para a Conferência Nacional, em outubro. O objetivo central é fazer o debate, mas tirando essas proposições. Faremos com que as demais propostas circulem nas conferências territoriais, intermunicipais e estaduais”, explica Jerônimo.
A expectativa é receber 100 pessoas, sendo 30% do público composto pelo poder público e 70% pela sociedade civil. O delegado federal do MDA no Ceará, Francisco Sombra, acredita que a conferência trará benefícios para todos os segmentos da agricultura familiar do Semiárido. “Acima de tudo, precisamos ter um Semiárido onde o homem tenha uma convivência com qualidade de vida, emprego, produção e comercialização”, comenta.
Conferência Nacional
Em outubro, 1,5 mil pessoas participarão da 2ª edição da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O encontro tem como objetivo debater o desenvolvimento rural sustentável e solidário no Brasil, para a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. A perspectiva do evento é de trabalhar as próximas duas décadas.
“Uma questão essencial dessa Conferência é reafirmar que o público da agricultura familiar e da reforma agrária é capaz de pensar o futuro e de incluir, dentro do projeto de desenvolvimento nacional, o desenvolvimento rural”, enfatiza o secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf), Roberto Nascimento.
A partir do dia 29 de julho, serão iniciadas as conferências estaduais, última etapa antes do evento nacional.

Nenhum comentário: