terça-feira, 11 de setembro de 2012

Saulo Coelho
Nordeste tem Rede de Recursos Genéticos Vegetais
A Região Nordeste do Brasil já conta, a partir de 2012, com a Rede de Recursos Genéticos Vegetais (RGV-NE). A rede integra cientistas de diversas instituições de pesquisa da região, além de universidades e fundações de apoio à ciência.

Durante o Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais, ocorrido em 2011, os integrantes da Rede de Recursos Genéticos da Bahia (RGV-BA), concluíram que ela deveria ser ampliada para todos os outros estados do Nordeste.

Após a criação da RGV-NE, foi eleito o seu primeiro presidente, o professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Manoel Abílio de Queiróz, docente permanente do curso de mestrado em Horticultura Irrigada.

Reunião
Os membros da RGV-NE terão a oportunidade de se reunir novamente no período de 24 a 28 de setembro, durante a realização do 2º Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, que acontece em Belém, Pará.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e integrante da rede, Semíramis Ramos, os membros da RGV-NE irão discutir os itens finais do estatuto da rede, entre outros pontos de relevância.

“A presença do maior número possível de membros da RGV-NE fortalecerá a discussão e a integração dos trabalhos desenvolvidos com os recursos genéticos vegetais na região Nordeste”, ressalta Ramos.

O Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos é uma promoção da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e uma realização da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA). Para mais informações sobre o evento, acesse http://sbrg2012.com.br/ .

Nenhum comentário: