terça-feira, 18 de setembro de 2012

Nova raça de gado para a pecuária de cort

http://www.marceloabdon.com.br/
O Ministério da Agricultura credenciou no último sábado (15), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) a emitir o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) da raça Purunã. O anúncio oficial foi feito durante a 35ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi).

Com a emissão do certificado, a nova raça poderá ser apresentada e comercializada legalmente no país. Além disso, o documento garante que os touros, matrizes e sêmen comercializados tem como objetivo promover o melhoramento genético e gerar ganhos de produtividade. “É uma conquista grandiosa, de muito tempo de trabalho e perseverança”, disse Florindo Dalberto, diretor-presidente do Iapar durante a cerimônia.
O projeto que resultou na raça Purunã começou no início da década de 1980. Ele surgiu a partir da constatação da falta de sucesso dos pecuaristas nos cruzamentos para a obtenção de mestiços. “Na maior parte das vezes, esse trabalho é feito desconsiderando critérios genéticos para obter o melhor das raças envolvidas”, explica o pesquisador Daniel Perotto, do Iapar.
De acordo com o pesquisador, surgiu daí a proposta de fazer cruzamentos sucessivos e controlados entre Caracu, Canchim, Aberden Angus e Charolês. Objetivo era entregar uma raça pronta, capaz de reunir grande parte das qualidades de mestiços dessas raças com baixo custo. O nome Purunã é uma homenagem à Serra do Purunã, que separa o primeiro e o segundo planaltos do Pará. A região fica próxima à estação experimental do Instituto onde foi realizado todo o trabalho de desenvolvimento da raça.

Nenhum comentário: