domingo, 14 de agosto de 2011

Tratatamento Homeopático em Ovinos e Caprinos-O Exemplo vêm da Bahia

Assentados aprendem a tratar ovinos e caprinos com homeopatia na Bahia PDF Imprimir E-mail
Tratar ovinos e caprinos com homeopatia é mais barato, saudável e ambientalmente correto. Esses são alguns dos ensinamentos que estão sendo transmitidos a 20 criadores do assentamento Dom Matthias, no município baiano de Ipirá - a 213 quilômetros de Salvador. O curso de medicina alternativa para animais, organizado pela Assessoria Técnica, Social e Ambiental do Incra na Bahia e realizado em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), começou na quinta-feira (11), com a parte teórica, e segue até sábado (13), com ensinamentos práticos.

De acordo com o médico veterinário que ministra o curso, Vicente Dias, especialista em homeopatia animal, o tratamento homeopático em criações pode custar até a metade do preço do alopático. Os benefícios, segundo ele, também interferem nas questões ambientais. "Além de mais barato, o uso da homeopatia não contamina quem manuseia o medicamento, os animais e nem quem consome o seu leite ou a sua carne", explica.

No curso ministrado no assentamento Dom Matthias, o médico veterinário ensina os criadores a tratar as doenças mais comuns na Bahia em ovelhas e cabras usando medicamentos homeopáticos para humanos, fabricados a partir de substâncias extraídas da natureza. Segundo Dias, a utilização de medicamentos para humanos não interfere nos resultados dos tratamentos.

Uma das grandes vilãs para os criadores no estado é a linfadenite caseosa, enfermidade que provoca caroços na pele. Segundo Dias, a doença causa prejuízos financeiros para os criadores, pois danifica o couro e provoca perda de peso nos ovinos e caprinos. Ele ensina aos assentados que o tratamento pode ser feito com um medicamento homeopático que mistura cálcio e enxofre.

Os ensinamentos no Dom Matthias também abrangem tratamento para mordidas de cobras, verminose e eimeriose (doença causada por protozoário que provoca diarreia). Além da caprinocultura, a homeopatia para animais se estende a criações de bovinos e suínos.

Dias frisa que, com a assistência técnica do Incra, se tornaram frequentes cursos e palestras em áreas de reforma agrária na Bahia. Em 2009, o assentamento Euclides Neto - localizado em Mata de São João (a 63 quilômetros da capital) - foi o primeiro a conhecer a aplicação da homeopatia em criações de animais. O próximo será o assentamento Ana Rosa, no município de Pojuca (a 76 quilômetros de Salvador).

Nenhum comentário: