segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EMPARN-Nova Gestão-Novas Pesquisas

A produção animal representa um dos fortes focos de atuação da EMPARN, não apenas na área de pesquisa, mas também em projetos de desenvolvimento e de capacitação de produtores, técnicos e estudantes.
Na bovinocultura de leite, a Empresa desenvolve um importante trabalho de seleção e melhoramento das raças zebuínas leiteiras, Gir, Guzerá e Sindi, voltado para a produção de leite à pasto e cruzamentos com raças européias. Na raça Pardo-suiça leiteira, apresenta excelentes resultados de adaptação e produtividade em pleno sertão do Seridó potiguar.
As tecnologias geradas ou adaptadas pela EMPARN na área de produção animal têm como demanda principal a agricultura familiar. Nesse sentido, sistemas de produção como o de aves caipira, as instalações rústicas para a caprinovinocultura, o secador solar para a produção de fenos triturados, a formação de reservas estratégicas de forragem, o manejo das cactáceas nativas, são alguns resultados disponíveis para apropriação pelos produtores, pela adequação ao contexto socioeconômico ambiental da região.
Na caprinovinocultura a EMPARN dispõe, na sua Estação Experimental de Cruzeta, de quatro rebanhos caprinos leiteiros em avaliação, das raças Saanen, Parda Alpina, Alpina Americana e Toggenburg. Na Estação Experimental de Terras Secas, Pedro Avelino-RN, mantém núcleos de preservação e avaliação de raças nativas como os caprinos Canindé e Moxotó e ovinos deslanados Morada Nova.
O Projeto Pró-Ave Caipira, estruturado na Estação Experimental de Caicó, já disseminou por todo o Estado e até estados vizinhos, seus resultados de sucesso na geração de emprego e renda e produção de alimentos mais saudáveis. A unidade conta com incubatório com capacidade de produção de 50 mil pintos mês.
A piscicultura de águas interiores também apresenta resultados positivos no cultivo de tilápias em tanques-redes, como os alcançados por associações de pescadores no açude de Santa Cruz, Apodi-RN.
Uma das principais ênfases do Programa de Produção Animal da EMPARN através dos tempos, têm sido a disponibilização de informações técnicas para os produtores. A Empresa inovou no processo de transferência de tecnologias quando realizou por 10 anos consecutivos as “Semanas de Ensilagem e Fenação”, que muito contribuíram no processo de adoção de tecnologias de armazenamento de forragens. Posteriormente, desenvolveu e implementou o “Circuito de Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar”, que se encontra na sua quinta versão, capacita mais de 3.000 produtores e técnicos por ano, melhorou sensivelmente a articulação pesquisa x extensão e atua em seis a sete regiões do estado. No Circuito, anualmente são incluídos temas como a produção higiênica do leite, a qualidade da forragem, armazenamento de forragens, bovino e caprinocultura de leite, sistemas de produção de aves caipira, entre outros.
Paralelamente, aos projetos de desenvolvimento e capacitação, a Empresa desenvolve um intenso programa de pesquisa em conjunto com universidades como a UFRN, UFRPE, UFPB, UFERSA, Centros de Pesquisa da Embrapa, Empresas Estaduais de Pesquisa, que dá origem a Monografias, Dissertações e Teses, além de publicações de naturezas diversas.

Nenhum comentário: