sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DOMINGO RURAL-O Exemplo vêm da Paraíba




Um evento crescente com a cidade toda em movimento com exposição de tecnologias e conhecimentos voltados aos produtores rurais, assim foi a classificação da prefeita da cidade de Barra de São Miguel Luci Teixeira Lopes, Luci Lopes, durante as festividades da exposição de caprinos e ovinos de Barra Bode que aconteceu naquela cidade durante os dias 12, 13 e 14 deste mês.
Ao dialogar com Stúdio Rural, Luci disse que o evento teve crescimento que se traduz na força do Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri Oriental que tem feito mobilização para o fortalecimento de todos os eventos em cidades e municípios daquele território. “Eu posso lhe dar agora um exemplo: sem os parceiros isso acontece? Não acontece. E os parceiros estão aí, logo mais teremos uma reunião com os prefeitos e com as lideranças políticas pra falar exatamente dessa importância do território, os municípios têm que estar engajados e eu quero, com a participação dos prefeitos, com a participação do poder público, dos nossos deputados, principalmente ... Clique e leia.
22/08/2011-12h49

Mais uma unidade de beneficiamento de frutas para o fortalecimento da agricultura agroecológica familiar da Região do Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú paraibano está em fase de construção numa comunidade rural de Cubati, fortalecendo o processo produtivo que fará com a mulher camponesa beneficie frutos que antes se perdiam a exemplo do umbu e caju e que agora se destinam a alimentação da família e o excedente passa a chegar ao mercado gerando trabalho e renda no meio rural.
A unidade produtiva está sendo construída na comunidade Coalhada de Cubatí com patrocínio da Petrobrás através do Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania via Projeto Água no semiárido com gestão de recursos pela ONG PATAC, Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada as Comunidades e entidades do Coletivo Regional.
Izabel Cristina da Silva Medeiros faz parte do grupo de mulheres agricultoras que trabalham o beneficiamento de frutas, participou do Programa Domingo Rural deste domingo(21/08) e diz que com a ... Clique e leia.
22/08/2011-10h07

Agricultores e agricultoras do Pólo da Borborema estiveram reunidos em Casserengue, na última quarta-feira(17), para discutir e planejar as ações com sementes da paixão que vêm sendo desenvolvidas e o processo de intensificação e continuação das ações para esse segundo semestre do ano que vão desde colheita, pesquisa e ensaios em campos que estão em fase de colheita em municípios do Agreste, Brejo e Curimataú paraibano.
Emanoel Dias é agrônomo da AS-PTA, assessora o movimento da agricultura agroecológica da Borborema e fala sobre o objetivo do encontro e, ao participar do Programa Domingo Rural deste domingo(21/08), disse que foi um momento de planejamento da comissão de sementes do Pólo da Borborema pensando nas atividades de acordo com ciclo climático para as atividades que vão acontecer até dezembro e foi oportunidade ... Clique e leia.
 
21/08/2011-11h02

Representações de entidades de agricultores e trabalhadores rurais participaram de reunião na Central Única dos Trabalhadores, no último dia 13(foto), em João Pessoa, para discutir e planejar teses e perspectivas a serem colocadas na plenária estadual daquela entidade que acontecerá na próxima quinta-feira e sexta-feira(25 e 26), na cidade do Conde, tendo como local o Hotel Park.
Segundo o presidente daquela central sindical, Luiz Silva, participarão cerca de 120 delegados no evento que terá seminário abordando questões relacionadas a realidade estadual e nacional e participação de representações de do MDA, BNB, e CUT discutindo questões relacionadas a programas governamentais voltadas ao desenvolvimento e também haverá palestra com representações do Dieese abordando a realidade da geração de emprego e a participação da mulher no mercado de trabalho dentre outras. Luiz Silva garante que pontos importantes serão debatidos a exemplo de ... Clique e leia.
 
21/08/2011-09h37

Entidades de agricultores de 54 municípios do Alto Sertão que trabalham o processo de convivência com o semiárido estarão se reunindo durante os dias 30 e 31 deste mês na cidade de Brejo das Freiras para discutir a trajetória de luta organizativa da ASA Paraíba com ações práticas na agricultura agroecológica e ao mesmo tempo fazer um amplo balanço sobre o número de pessoas que estão com pouca terra para a produção de alimentos e sem terra para o processo de produção agrícola e segurança alimentar.
Maria do Socorro Gouveia(foto) é representante da ASPA, Associação dos Apicultores do Alto Sertão que tem sede na cidade de Aparecida, participou do Programa Domingo Rural deste domingo(21/08) e falou sobre a realização do evento que finaliza as atividades das organizações daquela microrregião neste mês de agosto. Esse encontro vai atingir todas a diocese de Cajazeiras que é composta de 54 municípios, nós vamos trabalhar dois temas muito importantes pra gente que é a questão da ... Clique e leia.
18/08/2011-09h38

Participação permanente das famílias agricultoras assessoradas por equipes das entidades do Coletivo do Cariri, Seridó e Curimataú tem apresentado reflexos positivos na qualidade de vida das famílias organizadas em comunidades diversas de diversos municípios daquelas microrregiões a exemplo da Comunidade Lajedo de Timbaúba, município de Soledade, onde um núcleo de famílias somam experiências estruturantes nas propriedades que permitem produção e produtividade durante todas as épocas do ano, dentro da lógica de convivência sustentável com o semiárido brasileiro.
Dados importantes foram apresentados num Dia de Campo realizado naquela comunidade, no último dia 5, quando diversas experiências foram expostas a exemplo da prática com armazenamento de ração feita a partir de culturas proporcionadas em épocas de invernos normais e também com as tecnologias e práticas desenvolvidas em anos com secas graças ao uso de recursos hídricos acumulados em barragens subterrâneas que possibilitam produção de alimentos e por ... Clique e leia.
17/08/2011-22h25

Agricultores e agricultoras de municípios da região da Borborema participaram de dois intercâmbios em unidades de produção agrícola em agroecologia, propriedades rurais nos municípios de Lagoa Seca e Remígio, regiões transitórias de Agreste e Brejo, evento que trabalhou temas que foram evidenciados no Programa Universo Rural da Rádio Bonsucesso de Pombal desta terça-feira(16/08).
São representações de famílias camponesas de Lagoa Seca, Remígio, Arara, Alagoa Nova e Massaranduba que na manhã da última segunda-feira(15/08) se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca para um processo de recepção e em seguida formaram dois grupos que se transferiram, um para visita de intercâmbio na propriedade rural do agricultor Rivaldo dos Santos Nascimento, na comunidade Caiana de Remígio e a segunda equipe que se transferiu para a propriedade do agricultor ... Clique e leia.
16/08/2011-20h35

A Embrapa Transferência de Tecnologia, Escritório de Negócio de Campina Grande, está participando do XVII Congresso Brasileiro de Sementes que está acontecendo  de 15 a 18 deste mês, no Centro de Convenções, em Natal-NR e é promovido pela Associação Brasileira de Tecnologias de Sementes (Abrates).
De acordo com o gerente local do Escritório de Negócios de Campina Grande, Daniel Ferreira()foto, que participa do evento, os visitantes podem conhecer tecnologias geradas pela Embrapa e também fruto de parcerias com instituições agrícolas de todo o país.
Ferreira informou que aquela unidade de transferência de tecnologias está expondo cultivares de feijão caupi, feijão Phaseolus, milho, girassol, arroz, algodão, soja, trigo, hortaliças, forragens entre outras espécies e acrescentou que para região Nordeste o destaque é dado para as cultivares de milho BRS Sertanejo, BRS Caatingueiro e BRS Gorutuba, este ultimo recém lançado e adaptado ao semi-árido nordestino devido ao seu ciclo bastante curto o que propicia menor risco de perda de produção por falta de chuva principalmente na fase de floração e enchimento das espigas. “Estão sendo também expostas ... Clique e leia.
Saudações
 
Antônio Tavares, agrotécnico comunicador rural, radialista e jornalista
 

Nenhum comentário: