terça-feira, 23 de agosto de 2011

O que é Agroecologia?


É uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. A abordagem agroecológica da produção busca desenvolver agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos.


Quais são os princípios básicos da Agroecologia?


1. Conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas tendo em vista o estabelecimento de numerosas interações entre solo, plantas e animais, ampliando a auto-regulação do agroecossistema da propriedade.

2. Assegurar as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas, por meio de práticas como:
  • Cobertura permanente do solo (viva ou mülching)
  • Adubação verde,
  • Proteção contra os ventos,
  • Práticas de conservação do solo (controle da erosão),
  • Rotação de culturas,
  • Consorciação de culturas,
  • Cultivo em faixas, entre outras.
3. Usar espécies ou variedades adaptadas às condições locais de solo e clima, minimizando exigências externas para um bom desenvolvimento da cultura.

4. Assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integre as práticas culturais, mecânicas e biológicas para o controle de pragas e doenças.

5. Diversificar as atividades econômicas da propriedade, buscando a integração entre elas para maximizar a utilização dos recursos endógenos e assim diminuir a aquisição de insumos externos à propriedade.

6. Favorecer a auto-gestão da comunidade produtora respeitando sua cultura e estimulando sua dinâmica social.

Existe alguma linha de crédito para apoiar a transição agroecológica?

Sim, o PRONAF AGROECOLOGIA: crédito para unidades familiares de produção que desejam ingressar na produção orgânica ou iniciar a transição agroecológica da propriedade. Mais informações no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário - http://www.mda.gov.br/ ou na Casa da Agricultura de seu município.


Como os consumidores podem contribuir para o avanço da agricultura agroecológica?

Divulgando, aos seus amigos e parentes, como o sistema agroecológico produz alimentos saudáveis e com alto valor biológico, que muito contribuem para uma ótima saúde do consumidor, ao mesmo tempo em que recupera e conserva os recursos naturais e promove o desenvolvimento sustentável da comunidade rural.

Nenhum comentário: