domingo, 26 de junho de 2011

O Programa do Leite

Programa do Leite

Distribuindo diariamente um litro de leite para cada uma das 155 mil famílias em todo o Rio Grande do Norte, o Programa do Leite integra as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de Segurança Alimentar junto às comunidades mais carentes. O projeto tem como objetivo reduzir as carências nutricionais de crianças com faixa etária entre seis meses e três anos, desnutridos de três a seis anos de idade, gestantes, nutrizes, idosos a partir de 60 anos, portadores de deficiência impossibilitados de trabalhar, portadores do vírus do HIV e tuberculose e pessoas com câncer. Como conseqüência do sucesso do programa, o RN foi indicado pelo Unicef como o Estado do Brasil com o menos índice de desnutrição e menor taxa de mortalidade infantil.
O programa conta com investimentos mensais na ordem de R$ 7,2 milhões, o que totaliza um aporte de recursos anuais que supera os R$ 85 milhões. Grande parte desses investimentos beneficia os cerca de três mil pequenos produtores do laticínio, que têm a compra do produto garantida todos os meses. Além de promover o incremento da atividade pecuária e a melhoria do rebanho e da produtividade da cadeia leiteira, o Programa do Leite contribui para a geração de ocupação e renda ao homem do campo, já que todo o leite pasteurizado tipo C (145 mil litros de gado e 10 mil litros de cabra) entregue à população é adquirido de produtores locais, que têm o pagamento realizado rigorosamente a cada 15 dias, o que garante as verbas necessárias à produção.
Para facilitar ainda mais as ações em torno do programa, o Governo do Estado está concluindo o recadastramento de todos os beneficiários. A construção desse banco de dados digitalizado vai contribuir para diminuir os custos e garantir que o leite chegue às mesas de quem realmente necessita.  Nota do Blog: As vezes tenho a impressão que querem acabar com o programa do leite. Não se ouve falar em melhorias, novas tecnologias ou algo que realmente venha beneficiar o pequeno produtor. Necessário se faz, que todos os produtores de leite do estado estejam atentos as notícias capciosas que correm sobre o programa de maior alcance social do estado.

Nenhum comentário: