segunda-feira, 13 de junho de 2011

Brasil Sem Miséria

Após anúncio dos planos estaduais no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Paraíba inicia ações de erradicação da extrema miséria. Na primeira quinzena de julho, a Prefeitura de Juazeirinho anunciará as ações do Programa de Erradicação da Extrema Miséria: Juazeirinho sem Miséria, com foco nas ações de transferência de renda. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, coordenadora do já batizado Programa Prato Cheio, pretende atingir até 2015 uma rede de 2 mil famílias que vivem com renda familiar abaixo de R$ 100. Com uma população estimada em cerca de 16 mil habitantes, a maior parte dos moradores vive da agricultura, plantando milho, feijão, abóbora e melancia.
Com o lançamento do “Juazeirinho sem Miséria”, a população do município incluída no Cadastro Único receberá, gradativamente, o Cartão Prato Cheio. Às mulheres responsáveis por cada família, será entregue o valor de R$ 40, que deverá ser utilizado no comércio local para a aquisição de produtos da cesta básica.
O prefeito Bevilacqua Matias explica que, para a obtenção do cartão, a prefeitura exigirá da população uma série de contrapartidas. “As mulheres deverão fazer regularmente uma série de exames de saúde, como pré-natal e consultas preventivas de câncer de colo de útero e de mama. Vamos ajudar na complementação da renda e, em troca, eles se comprometem conosco nos cuidados com a saúde”, explica.
Além do empenho do governo local na melhoria da qualidade de vida das mulheres, Juazeirinho também tem um programa específico para os homens. Batizado de Programa Prepara, todos os jovens e adultos poderão, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), participar de cursos de profissionalização. “Vamos investir na qualificação profissional, oferecendo cursos de mecânica, auxiliar de obra, eletrônica e informática”, afirma o prefeito.
Pombal – Situada no semiárido nordestino e distante 380 Km de João Pessoa, os 33 mil moradores do município se empenham há vários anos no combate à erradicação da pobreza. Desde 2009, mais de 300 cartões do Bolsa Família já foram devolvidos à prefeitura em razão da melhoria das condições de vida dos beneficiários.
A prefeita Pollyanna Werton explica que o projeto, ainda sem nome oficial, tem como meta os Objetivos do Milênio, determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, buscar a igualdade entre sexos e valorizar a mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids e a malária, melhorar a qualidade de vida e respeitar o meio ambiente e trabalhar pelo desenvolvimento.
“Estruturamos uma rede de atenção, em compromisso com a população e com a rede de serviços públicos, para atender nossa comunidade em todas as áreas, e não apenas nas questões referentes à alimentação”, explica.
A prefeita explica que a ideia tem rendido bons frutos, uma vez que o governo local trabalha com alvos. “Agregamos valores aos beneficiários do Bolsa Família determinando quem deverá ser atendido em cada momento. A partir do lançamento do Brasil Sem Miséria, vamos desenvolver ações voltadas à população em vulnerabilidade social, catadores de material reciclável, crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e agricultores”, afirma.
Pollyanna explica que Pombal ainda não fechou todas as contas de quanto dinheiro será investido nessas ações, mas acredita que o investimento na inclusão produtiva e na capacitação profissional, além da transferência de renda, facilitam a gestão local. “Em vez de destinar a verba só para transferência de renda, investindo em outras áreas e, assim, fazemos a economia local girar. É melhor para todo mundo”, encerra.
Nota do Blog: O vizinho estado da Paraiba já pulou na frente do RN, no Programa Brasil Sem Miséria.
Acorda Rio Grande do Norte...

Nenhum comentário: