quarta-feira, 15 de junho de 2011

 

 

 

Cuidados com a vaca recém-parida

1. Retenção de placenta:

Considera-se retenção quando dentro de um período de até 12 horas após o parto a vaca ainda não expulsou a placenta (envoltórios fetais).
Existe uma infinidade de causas de retenção de placenta, muitas delas até hoje não identificadas. Entre as principais causas conhecidas temos: partos distócicos, intervenção no parto sem assepsia, intervenção antecipada no parto, certas doenças como brucelose, leptospirose, listeriose, vibriose, etc. e, principalmente, deficiências nutricionais de vitamina A, selênio e outros elementos.
Sempre que ocorre retenção de placenta, a vaca apresenta a região posterior (anca, coxa e cauda) suja, com líquido de odor desagradável, que é expulso após contrações sem sucesso para tentar eliminar a placenta ou quando se deita. Muitas vezes ela fica com pedaços de placenta expostos. Uma vaca com este quadro clínico pode ter os seguintes sintomas: produção de leite diminuída, febre, falta de apetite, septicemia e, às vezes, evolução para a morte. A vaca também apresenta predisposição para o aparecimento de mastite.
O tratamento para retenção de placenta consiste em se tentar retirar o que puder sem, contudo, puxar com muita força, pois pode-se, neste caso, além da placenta, arrancar também as carúnculas, provocando hemorragias uterinas que poderão levar o animal a morte por hemorragia ou trazer problemas de reprodução. Após tal medida, colocam-se tabletes efervescentes (velas interiores) ou fazem-se infusões uterinas (lavagens) com soluções antisépticas contendo sulfas e/ou antibióticos e/ou aplicam-se antibióticos via parenteral.

2. Edema de Úbere

É um inchaço que ocorre na glândula mamária e regiões adjacentes, algumas semanas ou dias antes do parto, principalmente, nas vacas de alta produção e novilhas. E uma característica genética que varia de animal para animal, não havendo, geralmente, necessidade de se tomar qualquer providência para diminuí-lo, principalmente, antes do parto.
Existem no comércio vários produtos que são aplicados para diminuir edema. Quando não se utilizam esses produtos, o edema também diminui gradativamente, dentro de poucos dias após o parto. Deve-se tomar cuidado para não confundir edema de úbere com inchaço provocado por mamite. Neste caso há necessidade de tratamento.

3. Involução Uterina

Consiste na diminuição do tamanho do útero, que começa logo após o parto, até o seu tamanho normal. A involução uterina geralmente dura em torno de 21 dias após o parto.

Trabalho dos Professores Alexandre Vaz Pires e Ivanete Susin, ambos da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - ESALQ.


Nenhum comentário: