quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Parda Alpina-Histórico

Parda Alpina
Fonte: Aprisco

Embora goze de bom conceito entre os criadores nacionais, é tida como uma cabra que apresenta grandes perdas de peso após o parto

A Parda Alpina tem origem na parte meridional dos Alpes Suíços, embora também seja criada em regiões de terras baixas. Na Suíça, são conhecidos dois tipos de Parda Alpina: a Oberhash (mocha) e a Grison (com chifres).

A pelagem, em geral, é castanho-parda, com listra preta na região da nuca e dorso-lombar. Ambos os tipos possuem o chanfro, a ponta das orelhas, a parte distal dos membros e o ventre de cor preta. É verificada também uma linha preta dos olhos ao focinho.

Uma outra variedade da Parda Alpina existe nos Estados Unidos, com a denominação de Franco Alpina, formada a partir de animais procedentes da Suíça e França e cujo padrão racial é bem flexível. Assim, admitem-se, naquele país, animais com pelagem totalmente branca, castanha, cinza, vermelha e negra, inclusive combinações dessas cores. No Brasil, são criadas as variedades Oberhasti-brienz, Grison e Parda Alemã.

A Parda Alpina, embora goze de bom conceito entre os criadores nacionais, é tida como uma cabra que apresenta grandes perdas de peso após o parto. Produz 2,4 kg de leite por dia. Têm lactação de oito meses.

Possuem cabeça comprida, fina e de fronte larga, com perfil retilíneo. Orelhas médias, levantadas e com movimentos rápidos. Pêlos curtos, finos, brilhantes, de cor parda, partindo do acinzentado ao vermelho-escuro. Seus cascos são escuros. Os machos pesam 65 kg, e as fêmeas, 45 kg, em média.

Destinação: Leite

Fragilidades: Apresenta grandes perdas de peso após o parto

Nenhum comentário: