segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Matéria do Diário de Natal

Previsão de boas chuvas
Semiárido potiguar terá inverno acima do normal, segundo Emparn. Defesa Civil fica alerta
Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br



O semiárido do Rio Grande do Norte terá um inverno normal a acima do normal, com precipitações pluviométricas em torno de 800 a 900 milímetros no período. Bom para a agricultura e pecuária, mas chama a atenção da Defesa Civil. O relatório foi apresentado ontem durante a terceira Reunião de Análises Climáticas para o semiárido nordestino referente ao período de março a maio, que reuniu em Natal 25 técnicos de institutos nacionais para definir o comportamento das chuvas na região. O documento foi entregue à governadora Rosalba Ciarlini durante a cerimônia de encerramento do encontro.


Emparn prevê precipitações de 800 a 900 milímetros, um bom indicador para economia rural, segundo Gilmar Bristot Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
De acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, a previsão de um inverno normal é um bom indicador para a economia rural da região, especialmente agricultores e pecuaristas, tendo em vista que as chuvas abundantes do ano passado causaram estragos em açudes no Nordeste e no Rio Grande do Norte. Para Bristot, quando a previsão de um período chuvoso é de normal a acima do normal existem condições hídricas para o bom desenvolvimento da agricultura, independente de qual cultura será utilizada na lavoura, se o ciclo curto ou longo.

Ele orientou que é preferível que o agricultor dê preferência à agricultura precoce ou semiprecoce porque a garantia de colher aumenta, com diminuição do risco de perdas.

Ele preveniu sobre a possibilidade de enchentes em alguns lugares, porque a maioria dos reservatórios está acima dos 65% de capacidade máxima. Bristot citou a região do baixo Açu como área de risco, pois nos últimos anos tem registrado histórico de inundações, principalmente quando a previsão é normal ou acima do normal, como aconteceu em 2008, repetindo-se em 2009.

Para governdora Rosalba Ciarlini, o encontro serviu para o planejamento econômico de diversas áreas que precisam dos estudos climáticos.

"O resultado apresentado pelos meteorologistas é fundamental para o planejamento do primeiro ano de governo, porque conseguirá juntar o conhecimento prévio das adversidades do climacom um planejamento adequado para a agricultura e pecuária. Precisamos saber qual atividade dará mais resultados e onde devemos plantar, em um trabalho que será fundamental para o desenvolvimento do homem do campo e para o estado", disse a governadora.

Nenhum comentário: