domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cuidados com o Rebanho

Os cochos e a sanidade



Questões sanitárias devem ser observadas, especialmente na posição de comedouros e bebedouros, na construção de uma correta instalação para os animais. “O produtor não vê recompensa para questões como esta na hora de comercializar os animais, porém, observa-se, por exemplo, que em rebanhos com presença da eimeriose o desenvolvimento do animal pode ficar atrasado. Animais saudáveis que ganhariam 150 gramas por dia, com a doença ficam em somente 50 a 80 gramas.
Doenças intestinais como a eimeriose podem ser evitadas quando cochos são posicionados em local e altura corretos.
 “Comedouros e bebedouros devem ficar fora da instalação e deve ser usado o canzil, para que só a cabeça do animal possa alcançar o cocho”, recomenda Fernando Henrique Albuquerque, médico-veterinário da Embrapa Caprinos, como medida para evitar, inclusive, que os animais urinem e defequem nos cochos, problema ainda comum em pequenas propriedades. Também sugere que a altura do cocho fique a 20 centímetros do chão para animais adultos, altura que pode se reduzir no caso de animais jovens. A área de cocho para cada animal deve ser de 30 centímetros para adultos e 20 centímetros para jovens.
O veterinário da Embrapa enfatiza que a contaminação devido à alimentação em cochos inadequados pode causar perdas aos produtores, que nem sempre são visíveis, daí a ocorrência, em muitos casos, de desinteresse na observação dos critérios.

Nenhum comentário: