domingo, 9 de janeiro de 2011

A Palma Forrageira

Praga que devastou palma no Cariri Ocidental está de passagem comprada para Barra de Santana

03/01/2011-17h39

A Cochonilha do Carmim(Dactylopius coccus), continua em evidência no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna em conexão já que tem demonstrado seu vigor e capacidade enquanto devastadora dos palmais no semiárido paraibano e desta vez sinalizando seu próximo ataque aos campos de palma do município de Barra de Santana, Cariri Oriental paraibano.
O tema foi evidenciado no Domingo Rural deste domingo Rural deste domingo(02/01) via Rádio Serrana de Araruna, Rádio Independente de Serra Branca e Rádio Farol FM através de colocações feitas pelo pesquisador da Emepa, Edson Batista Lopes, afirmando que o município de Barra de Santana é bola da vez já que a praga conseguiu infestar-se em mais de 50% dos campos produtivos do município de Caturité que faz divisa com Barra que é uma das mais importantes bacias leiteiras da região. “Caturité a situação está difícil, eu acho que hoje 50% das propriedades já estão infestadas. Tem áreas lá em que três hectares assim de palma de cinco anos a cochonilha deixou toda no chão, é incrível o poder de proliferação dessa cochonilha e o poder de destruição, é violento. Eu nunca vi uma praga tão violenta como essa cochonilha do carmim, tem propriedades que os proprietários já abandonaram porque o controle é muito caro”, explica Batista Lopes ao dialogar com os ouvintes 590 kHz em conexão.
Participante da edição do Domingo Rural deste domingo(02/01), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de Santana, Paulo Barreto Medeiros falou sobre as ações que serão implementadas ainda no início desse semestre 2011 a exemplo da utilização das variedades desenvolvidas pela Emepa no sentido de que quando a praga venha a chegar em breve as variedades já estejam implantadas e, desta forma, o município não venha sofrer os prejuízos em conseqüência da temível praga. “O momento é de susto, os produtores de Barra começam a se assustar, ainda não tiveram uma visão ampla do grande problema, mas só em ouvir falar já estão assustados porque Caturité já começa demonstrar a preocupação grande com a perca grande de seus campos de palmas e agora Barra de Santana está começando a se assustar”, explica aquele diretor sindical.
Paulo explicou que os indícios deixam claro que Barra de Santana será mesmo o próximo território a ser atacado pela praga e lamentou que as autoridades locais não tenham manifestado qualquer preocupação com a realidade o que tem feito com que a entidade dos agricultores busques desenvolver atividades que chamem a atenção dos produtores para a realidade perigosa que o município se aproxima já que a palma representa hoje o principal produto alimentício do rebanho bovino. “Os indícios que dá é que Barra de Santana será a bola da vez do grande prejuízo, diante disso, a gente está tendo essa preocupação, o sindicato já dentro do município nós não contamos com uma ampla assistência técnica já que só temos no município um técnico da Emater, nós não contamos com o conselho de desenvolvimento rural sustentável, nós não contamos com uma secretaria de agricultura que passou mais de ano fechada e retoma agora mas não deu sinal ainda pra que veio então o sindicato dentro de sua preocupação já começamos o nosso trabalho com a preocupação de mostrar aos agricultores e nossos produtores que tem que se tomar uma iniciativa e seguir o caminho. E qual é o caminho? É fazer a transformação nas palmas, mudar, fazer as mudanças nos seus plantios”, explica aquele representante rural, lembrando que unidades produtivas e de demonstração estão sendo preparadas com recursos do próprio sindicato e de produtores locais além de folders educativos sobre a praga e as novas alternativas que serão distribuídos em todos os recantos do município.

Nenhum comentário: