domingo, 9 de janeiro de 2011

EMATER - RN

Emater diagnostica frutos de assistência técnica em todo o Baixo Oeste do RN

03/01/2011-16h45

O Governo do Estado através da Unidade Regional de Mossoró da Emater/RN realizou recente levantamento dos indicadores de resultados do trabalho desenvolvido neste ano de 2010 a partir do acompanhamento técnico daquela regional que é composta pelos municípios de Mossoró, Serra do Mel, Areia Branca, Grossos, Tibau, Baraúna, Governador Dix-Sept-Rosado, Felipe Guerra, Upanema, Carnaúbas, Apodi, Severiano Melo, e Rodolfo Fernandes, todos localizados no Baixo Oeste.
A informação é da assessoria daquela empresa estadual, justificando que, segundo o gestor regional Fagner Brito, o trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater) consiste não apenas na transferência de informação técnica quanto ao manejo da produção (plantios de culturas e criação de animais), mas, também as etapas do beneficiamento e comercialização, destacando ainda isso envolve aspectos relacionados à gestão dos empreendimentos rurais, o acesso ao crédito,  conhecimento sobre as inovações tecnológicas ecologicamente corretas e sobre as novas políticas públicas. ”O extensionista destaca ainda os indicadores de resultados da regional de Mossoró apresentando os recursos aplicados e ações desenvolvidas pelos diversos projetos e programas”, explica.
Como exemplo das ações benéficas ao público camponês, aquela assessoria informou que através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram investidos mais de R$ 1.500.000,00 (Um milhão e quinhentos mil reais) na compra de alimentos da agricultura familiar através das suas três modalidades (Compra Direta, CONAB e PNAE - Compra de 30% da Agricultura Familiar), classificando o PAA-Alimentos como um programa de grande alcance social, pois mobiliza e beneficia diversos segmentos sociais, em ações estruturantes, tanto econômica como socialmente. “Naquela região, em 2010, o Programa envolveu 594 agricultores familiares fornecedores dos produtos, doando alimentos para 379 entidades sociais que atendem 104.300 pessoas”, complementa.
Ao dialogar com Domingo Rural, aquela assessoria informou que os técnicos extensionistas dos treze municípios que compõem a Regional realizaram ainda a distribuição de duas toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo; 500 visitas técnicas, muitas delas de atendimento coletivo de pequenos grupos de agricultores familiares.
Entre as ações de qualificação, informa, foram realizadas 132 oficinas voltadas para agricultores familiares sobre cajucultura, fortalecimento do crédito, ovinocaprinocultura, dentre outros, capacitando 3.300 agricultores e agricultoras. Além de Seminários sobre Educação ambiental, Agricultura Orgânica, Associativismo e Cooperativismo, e de piscicultura, este último voltado para Mulheres Marisqueiras. A Emater promoveu ou participou ainda de diversos eventos naquela região como: 14ª Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2010), realizado de 9 à 11 de junho; dois Torneios Leiteiros, dois Circuitos Tecnológicos, sendo o ultimo em Apodi, e cursos sobre as temáticas de Crédito Rural, Boas práticas de fabricação de alimentos e Beneficiamento de pescado.

Nenhum comentário: