quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ministro do MDA

Afonso Florence disse que o governo está elaborando um plano plurianual que vai estabelecer novos procedimentos para garantir que as políticas de reforma agrária e agricultura familiar deem resulta


O petista Afonso Florence afirmou nesta segunda-feira, após assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que o governo da presidente Dilma Rousseff dará continuidade ao diálogo com "todos os segmentos da sociedade civil, do setor empresarial aos movimentos de luta pela terra no campo e na cidade".
"O MDA tem uma experiência profícua de relação com movimentos sociais de luta pela terra e agricultura familiar. Continuaremos a negociar nos períodos de negociação e, no conjunto do ano, a implementar as políticas de reforma agrária e agricultura familiar", disse aos jornalistas, logo após a cerimônia de posse.
O ministro destacou ainda que o governo está elaborando um plano plurianual que vai estabelecer novos procedimentos para garantir que as políticas de reforma agrária e agricultura familiar "deem resultado".
Nesse contexto, também será discutida a revisão dos índices de produtividade, que indicam o grau de aproveitamento e ocupação das áreas rurais e servem de parâmetro para classificar uma propriedade como produtiva ou improdutiva. A revisão é uma cobrança dos movimentos sociais.
"A revisão dos índices de produtividade, assim como um conjunto de novas providências para modernizar o rural brasileiro, é do interesse do País. Terei a oportunidade de discutir no interior do governo e assim que o governo tiver uma posição única, nós vamos torná-la pública", afirmou o ministro, acrescentando que a posição conjunta deverá ser anunciada "num futuro muito próximo".
"O Brasil modernizou a agricultura empresarial e familiar. Para isso, um conjunto de atualizações, de critérios e políticas foi necessário. A presidenta Dilma estabeleceu como objetivo primeiro combater a pobreza implementando conjunto de políticas para o campo e para a cidade, adensando a cadeia produtiva, garantindo crédito, comercialização justa e assistência técnica e dando continuidade e aprofundando a política de reforma agrária", ressaltou.

Nenhum comentário: