segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020




SOBRE

O Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene) lançado em 2005 pela Embrapa Caprinos e Ovinos e parceiros, tem como objetivo principal realizar avaliações genéticas de reprodutores a partir de um banco de dados adequado e seguro (o Arquivo Zootécnico Nacional de Caprinos Leiteiros e o Controle Leiteiro Oficial) e prover instrumentos necessários para o melhoramento genético dos rebanhos.
A avaliação genética é uma ferramenta utilizada para estimar o valor genético dos animais, expresso por meio da PTA, cujo principal objetivo é a identificação de animais melhoradores. Assim, é possível a orientação aos produtores quanto as decisões de acasalamentos e descartes dos animais em seus rebanhos. Uma maneira de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é através de Teste de Progênie.
O Teste de Progênie de caprinos leiteiros, implantado em 2005, consiste na avaliação de reprodutores por meio do desempenho de suas filhas (produção de leite) e é a maneira mais segura e eficiente de se prever, com precisão, a capacidade de transmissão de sua superioridade ou inferioridade genética. Para tanto, a mensuração da produção de leite das filhas dos reprodutores em teste precisam ser realizadas de maneira segura e confiável por meio de um controle leiteiro oficial.
O Controle Leiteiro Oficial de Caprinos Leiteiros vem sendo realizado desde 2006 através da parceria da Embrapa Caprinos e Ovinos e a Caprileite/ACCOMIG, sob delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.    

Nenhum comentário: