quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O Que e S G R

O Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) é um software em rede que permite o registro, armazenamento e gerenciamento das informações geradas em rebanhos de caprinos e ovinos. O software permite gerenciar informações de rebanhos de corte, leiteiros ou de dupla aptidão. Originalmente ele foi desenvolvido como parte de um pacote completo para coordenação, gerenciamento e controle de informações utilizadas por programas de melhoramento para caprinos e ovinos.

Atualmente o sistema atende aos seguintes projetos de escrituração e seleção de rebanhos: Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos de Corte (GENECOC), Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (CAPRAGENE), Programa de Melhoramento Genético de Ovinos Leiteiros (OVISLEITE), Data Recording and Management System (DREMS) e Meat Goats Genetic Evaluation System (MGGES). Os três primeiros são coordenados pela Embrapa Caprinos e Ovinos e assistem rebanhos brasileiros. O sistema DREMS consiste em uma parceria entre esta última instituição e o International Center for Agricultural Research in the Dry Areas (ICARDA), para controlar rebanhos assistidos pelo ICARDA na África e Ásia, enquanto o MGGES, coordenado pela Tennessee State University e Alabama Cooperative Extension System da Alabama A&M and Auburn Universities, em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos, assistem rebanhos nos Estados Unidos da América.

Sempre houve confusão entre os usuários do SGR entre o software propriamente dito e os programas de melhoramento. É importante destacar que o aplicativo é parte destes programas e os mesmos são muito mais complexos e envolvem muitas outras ações e objetivos, para promover o melhoramento das populações animais sob controle. Por outro lado, muitos usuários impossibilitados de participar de programas de melhoramento questionavam a necessidade de um software para gerenciamento de seus rebanhos, de forma a auxiliá-los no dia a dia em suas propriedades. Assim, o uso do SGR foi liberado para criadores que desejem utilizá-lo para gerenciamento de seus rebanhos, mas que não participam dos programas de melhoramento supracitados. 

Nenhum comentário: