quinta-feira, 14 de março de 2013

Ovelha inteligente, sim senhor!



É comum escutar que as ovelhas são imbecis, mas serão mesmo? Ou terão uma inteligência que os humanos não conseguiram perceber?

Pense em um animal inteligente! Com certeza, a ovelha provavelmente não será o primeiro animal a surgir na sua mente. Puro engano! Nossos amigos peludos (ou lanudos) não têm o cérebro tão confuso como poderíamos pensar. Os cientistas, na verdade, já fizeram muitas pesquisas e demonstraram que ovelhas não apenas têm memória notável como também experimentam emoções quando deparam com um rosto familiar. Você mesmo já viu aquele olhar doce e meigo, pidão, querendo carinho, não é mesmo? Não há muita diferença entre o olhar de um cachorrinho e de uma ovelhinha pedindo carinho.
Agora, de novo, pesquisadores do Instituto Babraham em Cambridge demonstraram que as ovelhas têm um sistema de memória notável e são extremamente boas em reconhecer rostos. Eles suspeitam ser um claro sinal de inteligência. Será?
Cérebro mais pesado é sinal de maior inteligência? Se fosse, então a baleia seria campeã de inteligência, com 6.000cc, seguida pelo elefante (4.500). A ovelha teria apenas 140 e seria mais inteligente que a cabra (130) que, por sua vez, seriam bem menos inteligentes que a vaca (450). O cão seria quase um imbecil, com apenas 60 e o gato estaria muito abaixo, com 25. Cabeça grande, portanto, não é sinal de inteligência.
Quantidade de neurônios é sinal de maior inteligência? O homem tem 90 bilhões; o chimpanzé tem 6,5 bilhões. Um cachorro pode ser ensinado e tem apenas 160 milhões, menos que o gato (300 milhões). A barata seria uma estúpida, com míseros 1,0 milhão de neurônios. Sem dúvida, cada corpo tem a quantidade de neurônios que pode utilizar.
A relação entre o “tamanho” (peso) e o cérebro seria a resposta exata? O maior índice de “encefalização” é 7,5 do Homem. O chimpanzé, considerado sabidão, tem 2,50. Acima dele há uma porção de grandes animais, como o golfinho (5,0), a orca (2,8). O cão, amigo do Homem, tem apenas 1,17. O gato, amigo doméstico, tem 1,00. O cavalo, tão amigo, tem 0,86. A ovelha e a cabra têm 0,80, acima da média dos mamíferos (0,60), sendo mais sabidos que a vaca (0,65) e muito mais que o coelho (0,40) e o rato (0,50).
A Neurociência está em ebulição: ninguém sabe exatamente, apesar dos fumegantes computadores trabalhando em todo planeta para descobrir novidades. São feitas milhares de descobertas todos os anos, mas o cérebro é muito maior que isso e continua escondendo a decisão final da “receita da inteligência”. Talvez seja bom o Homem não saber qual seria essa receita...

Pesquisa - O cientista comportamental Keith Kendrick e seus colegas treinaram 20 ovelhas para reconhecer e distinguir 25 pares de faces de ovelha. Eles usaram eletrodos para medir suas atividades cerebrais e mostrar que as ovelhas podem lembrar 50 fisionomias em até 2 anos.
“Se elas podem fazer isso com fisionomias, então elas parecem ter inteligência razoável. Caso contrário, qual seria a vantagem de ter um ótimo sistema para recordar fisionomias e de nada mais”? - pergunta Kendrick.
O cientista suspeita que as ovelhas têm a reputação de burras porque vivem em grandes grupos e não aparentam ter muita individualidade. “Elas estão perdidas no meio da massa e parecem estúpidas”.
Também por isso, por serem quase anônimas, acabam se assustando com quase tudo. E quem se assusta está demonstrando burrice, pois facilita a vida do predador. “Qualquer animal, incluindo os humanos, uma vez que estão com medo, não tendem a mostrar sinais de comportamento inteligente”, explicou. “A inteligência falha, quando a pessoa está com medo” - adianta Kendrick. “Uma pessoa em pânico é essencialmente burra” - conclui.
Por seu lado, as ovelhas são assustadiças, mas se lembram dos assustadores. Isso mostra que são inteligentes. Melhor ainda: elas se lembram dos assustadores por longo tempo, até por anos. Quando são maltratadas, elas ficam de olho bem aberto contra o agressor. Há muitos exemplos de ovelhas que se vingam dos maus tratos dos pastores, com marradas.
“É um sistema de memória muito sofisticado. As ovelhas estão mostrando habilidades similares em muitos aspectos com os humanos” - lembra Kendrick.
Essa descoberta da ciência, porém, não é novidade para os pastores, em suas fazendas. Um deles, Tudor Rees, afirma: “Às vezes, você pensa que as ovelhas estão perambulando sem sentido, perdidas, mas logo depois você percebe que elas voltam para onde vieram”. E tem mais: “algumas ovelhas parecem estar perdidas num lote muito grande, mas quando surge um perigo, elas retornam para o grupo de origem” - lembra Tudor.
Então, as ovelhas não são estúpidas, nem um pouco. São primas das cabras: são seletivas, escolhem onde utilizar o raciocínio.
O fato é que o ser humano quer compreender tudo no universo e tamanha sabedoria só pode ser conquistada um pouco por vez. Sobre os animais já sabe bastante, mas sobre a inteligência dos animais sabe muito pouco. Afinal, está engatinhando no estudo da inteligência do próprio Homem. Existem milhares de cientistas engalfinhando-se para provar que o homem tem mais inteligência que as mulheres e estas já vão provando que são tão sabidas quanto os machos, ou mais. Sabe-se que o sexo humano mais inteligente é o que deixa esse assunto de lado.
Enquanto isso, as pesquisas continuam, com as ovelhas sendo inteligentes à sua maneira.

Nenhum comentário: