sábado, 16 de fevereiro de 2013




Os novos queijos de leite de cabra da Embrapa



Em Sobral (CE), a Embrapa Caprinos e Ovinos está conduzindo o projeto “Novas tecnologias aplicadas ao leite de cabra para o desenvolvimento de queijos utilizando produtos oferecidos no Bioma Brasileiro”. Sob coordenação da pesquisadora Selene Daiha Benevides, engenheira de alimentos e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a iniciativa busca aumentar a renda dos produtores rurais nordestinos e, ao mesmo tempo, desenvolver novos queijos de leite de cabra com o uso de frutas e ervas da caatinga.
A ideia partiu do professor José Matos, da Universidade Federal do Ceará, que já desenvolvia trabalhos com o uso do orégano e da pimenta na produção de queijos de leite de cabra, como acontece em muitos lugares do Sertão. Passou a incorporar no projeto, entre outros produtos, o óleo de pequi e a entrecasca do cumaru. Ela ressalta as vantagens de melhora nutricional da população por conta dos antioxidantes presentes no pequi e do potencial fitoterápico do cumaru.
O trabalho foi iniciado em maio de 2009 e neste ano os produtos já serão testados em supermercados de Fortaleza e Sobral para avaliar sua aceitação pelo consumidor.

Nenhum comentário: