domingo, 10 de fevereiro de 2013

Delegacias regionais fortalecem ações de enfrentamento da estiagem


Delegacias regionais fortalecem ações de enfrentamento da estiagem

Foto: Ascom/MDA

Investimentos em ações emergenciais para reduzir os impactos da maior estiagem dos últimos anos estão entre as prioridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Nesse contexto, iniciativas que visam minimizar os efeitos da seca serão discutidas nesta sexta-feira (8) em uma videoconferência que conta com a participação do coordenador de Políticas Públicas para o Semiárido do MDA, Jerônimo Rodrigues, e delegacias federais do ministério dos estados das regiões Nordeste e Sul, além de Minas Gerais.
O ministério pretende buscar demandas e questões orientadoras para levantamento da situação e enfrentamento da estiagem nos estados, que afeta, principalmente, agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Programas como o Garantia Safra e o Bolsa Estiagem, Crédito Emergencial, Pronaf Semiárido e as chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) estão entre as ações mais efetivas desenvolvidas ou apoiadas pelo MDA no enfrentamento ao problema.
“O objetivo é fortalecer as delegacias para reforçar essas políticas públicas nos estados”, afirma o coordenador Jerônimo Rodrigues. “As máquinas doadas em chamadas do PAC 2, além de reformar estradas, também podem ser utilizadas para a abertura de aguadas, barreiras e cisternas, contribuindo para a redução do impacto da estiagem”, informa.
Estratégias Um dos destaques do encontro será a discussão de estratégias para incluir o maior número de pessoas possível no Bolsa Estiagem."O MDA está estimulando as prefeituras dos municípios para que orientem os agricultores familiares a procurar o auxílio, em parceria com os municípios, estados, movimentos sociais, sociedade civil e organizações de trabalhadores rurais", explica Jerônimo.
A delegacia federal do MDA no Ceará é uma das que já começou esse trabalho. ”Atualmente, estamos fazendo contato com 183 municípios do estado para estimular quem ainda não acessou o Bolsa Estiagem a procurar o programa”, conta o delegado Francisco Sombra. “A expectativa é de que até 47 mil agricultores familiares cearenses possam ser incluídos na política.”

Nenhum comentário: