sábado, 1 de dezembro de 2012

Tem chuva!!! No Maranhão e temporal no Piauí… Notícia boa!

- Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 08:03
A notícia é boa. O pessoal da meteorologia anota ocorrências de chuvas no Piauí, no Ceará e bandas da Bahia. Logo cedo confiro o boletim do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos do Clima), que faz parceria com o INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais). A previsão para ontem, 30, era: “Em grande parte do centro-sul do Maranhão e centro-oeste do Piauí: temporal, com chuva forte e rajadas de vento”. Para hoje, primeiro de dezembro: “No oeste do Ceará e leste do Piauí, oeste da Bahia: variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No oeste do Piauí, no Maranhão e oeste da Bahia: nublado com fortes pancadas de chuva.”
O CPTEC aponta tendências: “No extremo oeste da Bahia, Piauí e grande parte do centro-sul do Maranhão: nublado com fortes pancadas de chuva. No leste do Piauí, oeste de Pernambuco e oeste da Bahia, variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva”.
O oeste da Bahia, sertão brabo, se encosta com o sudeste do Piauí e com o leste de Tocantins e ainda com um pedaço de Goiás, cerrados. O oeste de Pernambuco também faz divisa com o sudeste do Piauí, separados pela Serra Dois Irmãos, mais em cima a Chapada do Araripe, na divisa com o sul do Ceará, região do Cariri. Ali por perto fica Exu, chão pernambucano onde nasceu Luiz Gonzaga. Vai fazer agora 100 anos, dia 13, também consagrado a Santa Luzia, a das pedrinhas de sal que viram água, sinal de inverno.
Depois de bater nas porteiras do CEPTEC, fui ver o que a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) tinha de novidade. Tinha noticia de chuvas no Cariri e no Sertão de Inhamuns. Mas antes veja o que diz sua previsão (ontem) para 24 horas: “Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado devido a um Vértice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)”. Não entendi o que é VCAN, mas achei bonito.
Segundo a Funceme a tendência do tempo no Ceará para 48h e 72h é de “céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado.” Mas adiante confiro o boletim de chuvas caídas ontem, 30, no Ceará. Região do Cariri: Carius, 34 milímetros, Missão Velha, 16, Barbalha e Farias Brito, 15, Várzea Alegre e Juazeiro do Norte, 10, Santana do Cariri, 4. No Sertão Central e Inhamuns, uma parte no caminho do Piauí: Assaré, 36, Iguatu, 12, Saboeiro, 7, Choro, 3.
Na região do Jaguaribe também choveu: Potiretama, 10 e Iracema, 3. Os dois municípios ficam olhando para o Rio Grande do Norte, Chapada do Apodi. Potiretama tira um fino em Rodolfo Fernandes, do lado potiguar, a mesma divisa.
Tem que se animar, gente.
Por Woden Madruga


Nenhum comentário: