quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O discutido espaço para os ovinos

-

O produtor de Alegrete (RS), Eduardo Piccoli Machado, enviou uma carta para o comentário de um outro leitor do FarmPoint: “Este final de semana foi muito importante para mim, no sentido de alguns conceitos de criação. Tive de concordar com teorias de um empregado que não tem o segundo grau completo, mas conhece a atividade bem mais do que eu. Ele dizia que minhas ovelhas precisavam de mais campo, mais espaço. Do alto de todas as teorias que conheço, escutava desconfiado este conselho. Por que? Neste final de semana, estava em Termas de Arapey, complexo termal Uruguayo, com hospedagem de 3 a 5 estrelas. Estava à beira de uma piscina conversando com uruguaios e argentinos, pessoas do campo e produtores rurais do Mercosul. Pasmei quando um argentino falava da maravilha do cordeiro da Patagônia. Do alto dos meus parcos conhecimentos afirmei que havia mais marketing que qualidade, já que a raça predominante é a Merino Australiano, que produz muita lã e pouca carne. Então escuto daquele argentino a mesma teoria que escutei do meu empregado. Ovelha é um animal que tem que caminhar, pois isso faz com que diminua a incidência de verminose e desenvolva a musculatura. Ele ainda afirmava que o cordeiro patagão tinha excelente rendimento de carne por ser criado em áreas muito grandes.
Sou advogado. Ovelheiro por paixão (com profissionalismo), mas deixo para os colegas e principalmente os técnicos, que me esclareçam estas afirmativas (como se diz no direito). Aplico os melhores vermífugos no meu rebanho. Alterno princípios ativos. Anualmente lhes dou um modificador orgânico. Faço monta controlada e estou sempre na média da produtividade. Comecei a acreditar realmente que ovelha necessita de espaço”.

Nenhum comentário: